Mutirão de castração de animais na aldeia indígena Kuaray Guata Porã.
No último sábado 13 de abril o projeto Barco Saúde Única em parceria com a Secretaria Municipal de saúde e Ministério Público do litoral do Paraná atenderam na aldeia indígena Kuaray Guata Porã em Guaraqueçaba.
Atendimento esse que contou com a presença de cerca de 20 profissionais veterinários que fazem parte do projeto Barco Saúde Única, onde cerca de 30 animais (cachorros e gatos) foram castrados gratuitamente na aldeia.
O projeto visa atender comunidades locais de difícil acesso e atendimento com o intuito de ajudar no controle de zoonoses. Além da castração os animais tem todo o atendimento de saúde veterinária feito pelos profissionais que fazem parte do projeto.
Essa é a segunda visita de atendimentos do projeto na aldeia indígena, onde foram garantidos aos animais vacinas, vermífugos, alimentação e agora a castração dos mesmos.
A equipe do projeto Barco Saúde Única vem de Curitiba com alunos, pós graduandos, mestrandos, doutorandos e residentes. São alunos da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da PUCPR (Universidade Pontífica Católica do Paraná), onde trazem todos os materiais necessários para o atendimento e a Secretaria Municipal de Saúde complementa com transporte e alimentação.
Guaraqueçaba, 16 de abril de 2024.
Guaraqueçaba