Da crise ao crescimento

Saúde - Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021


Da crise ao crescimento

Desde março de 2020 muita coisa mudou no mundo todo, começamos a enfrentar uma crise mundial de saúde pública que acarretou em problemas econômicos e elevou o índice de desemprego. Em meio à tantos ?abre e fecha? das empresas, grandes corporações precisaram fazer cortes de pessoas para enfrentar a crise.

Na última pesquisa realizada pelo IBGE, o Instituto mostra que temos a maior taxa de desemprego da história do Instituto de Pesquisa, com 14,761 milhões de desempregados em junho de 2021.

Mas em meio à este cenário caótico, alguns setores apresentam desenvolvimento. É possível perceber que empresas na área de tecnologia, por exemplo, tiveram um crescimento exponencial durante a pandemia e estão inclusive gerando oportunidades de emprego.

Outros setores apresentaram crescimento e consequente oferta de emprego, sendo o setor de arquitetura e design o que mais cresceu durante a pandemia.

Além disso, uma pesquisa da Serasa Experian apontou que mais de 64 mil microempreendedores individuais (MEI) precisaram mudar a natureza jurídica da empresa em 2020 (para EIRELI ou LTDA), pois ultrapassaram o limite de faturamento de R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais) por ano.

Seria o empreendedorismo a melhor saída para conquistar a tão sonhada liberdade financeira?

Para entender este novo cenário conversamos com a Dra. Fernanda Fressato, que é consultora empresarial e já atendeu dezenas de empresas em todo o Brasil.

Boa tarde Dra.! A Sra. percebeu este crescimento nas pequenas empresas durante a pandemia?

Fernanda ? Boa tarde Elaine. Certamente. Durante a pandemia ficou muito claro que os empreendedores que souberam se reinventar, não só conseguiram driblar a crise econômica, decorrente da pandemia, como também tiveram um crescimento nos seus negócios.

E por que a Sra. acredita que isso aconteceu principalmente com as pequenas empresas?

Fernanda ? Em razão do baixo custo fixo. Se analisarmos as grandes lojas, por exemplo, principalmente aquelas que estão estabelecidas em shopping centers, o custo de operação do negócio é alto e a maior parte da receita vem dos consumidores que vão até o local para fazer suas compras. Diferente do pequeno empreendedor, que não tinha um custo de operação tão elevado e muitas vezes já usava canais como Whatsapp e grupos do Facebook para fazer vendas. As empresas que souberam se reinventar tiveram um crescimento exponencial mesmo em meio ao cenário atual, especialmente aquelas que usaram o digital como um grande aliado.

Ainda dá tempo para o empresário que está tendo dificuldades com o momento atual se reinventar e ter crescimento ainda esse ano?

Fernanda ? Com toda a certeza. Eu sempre falo para os empresários que presto consultoria que começar um negócio é igual plantar uma árvore. O melhor momento para plantar uma árvore no seu quintal foi há 20 anos e o segundo melhor momento é hoje. Começar um negócio ou se reinventar, dentro da sua empresa, é exatamente igual. O melhor momento para começar um negócio foi há 20 anos, o segundo melhor momento é hoje. Sempre dá tempo de se reinventar e quem sabe até pivotar. O digital nos trouxe um universo de oportunidades nas palmas das nossas mãos. As mídias sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) são a oportunidade para pequenas empresas crescerem com um custo extremamente baixo, basta querer aprender.

Sra. acredita que todo mundo pode empreender?

Fernanda ? Qualquer um pode empreender, mas empreender não é para todo mundo. Eu digo isso porque, assim como andar de bicileta ou aprender uma profissão, empreender é exatamente a mesma coisa! A diferença é que você precisa de conhecimento sobre gestão, marketing e vendas para ter um negócio de sucesso e este conhecimento pode ser adquirido facilmente através de cursos, mentorias e até mesmo livros na área. Mas empreender não é para todo mundo porque nem todo mundo se adapta a uma rotina sem chefes, onde você precisa organizar suas tarefas, a sua única cobrança é o seu próprio resultado (não tem ninguém, como um chefe, para cobrar tarefas cumpridas) e muitas vezes precisará trabalhar muito mais de 8 horas por dia. Um negócio é como um filho, se ele precisa de você, você precisa estar ali, principalmente nos primeiros anos de vida da sua empresa.

Para encerrarmos Dra., o empreendedorismo pode trazer a tão sonhada liberdade financeira?

Fernanda ? Certamente. Acredito que o empreendedorismo é a única forma de trazer a liberdade financeira, pois como empresário você não tem um teto salarial, muito pelo contrário, a sua remuneração depende exclusivamente do seu esforço e da sua capacidade de pensar estrategicamente no negócio, porque nem sempre quem mais se esforça terá a empresa mais bem-sucedida, a estratégia é o principal componente dentro de um negócio de sucesso. Esforço sem direção não leva a lugar nenhum.

 

Panorama empresarial em Guaraqueçaba

O Departamento de Tributação da Prefeitura de Guaraqueçaba observou um aumento no número de registros de CNPJ no município, atualmente são 371 pessoas jurídicas cadastradas no sistema , o que mostra que muitos Guaraqueçabanos fazem parte da parcela dos que se reinventaram durante a pandemia. Considerando a importância de dar suporte a esta parcela da população, a prefeita Lilian Ramos Narloch vem buscando parcerias que já resultaram em Acordos de Cooperação Técnica com entidades como SEBRAE, INSS, INCRA e outros órgãos que em breve estarão atendendo no Espaço Cidadão que está sendo construído na sede do município.

Para falar sobre o impacto deste projeto no setor, conversamos com Rodrigo Soares Castro que é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, com especialização em Contabilidade Pública pela Universidade Federal do Paraná, também fundador da Kohen, startup do setor contábil que ajuda as empresas e profissionais liberais a reduzirem seus impostos e a terem mais lucro.

Nessa gestão, ele atua como Assessor de Orçamento e Projetos, cargo estratégico junto a secretaria de planejamento e projetos, ao qual dentre as suas atribuições, esta responsável pela Sala do Empreendedor. Nas palavras de Rodrigo Castro: 

?A ideia de reunir todos os órgãos municipais, envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço, facilita o dia a dia dos empreendedores, pois, a adoção dessas medidas simplificam o atendimento aos pequenos negócios como está previsto no artigo 179 da nossa Constituição Federal, onde determina que os entes federados, entre eles a nossa Prefeitura, proporcionem às microempresas e às empresas de pequeno porte tratamento jurídico diferenciado, no intuito de incentivá-las pela simplificação de suas obrigações?. Diz Rodrigo

 

Palavras da Secretaria 

"Quando falamo em crise ou crescimento econômico temos que entender que o assunto engloba desde a economia doméstica até as grandes empresas e as instituições públicas.  A Prefeitura de Guaraqueçaba vem acompanhando as notícias e observando esta questão tanto da crise quanto do crescimento econômico no cenário mundial, nacional e local. Pensando nisso em março deste ano, logo no início da gestão, nossas equipes da Secretaria de Finanças, junto com a prefeita Lilian, lançamos o REFIS que é um excelente projeto de Recuperação Fiscal. Hoje  temos ainda  as equipes das demais secretarias municipais que estão empenhadas em traçar planos de metas e ações que resultem no sucesso individual e coletivo para que tenhamos uma população próspera e independente em Guaraqueçaba." Diz a Secretaria de Finanças, Sra Jeisimar de Camargo

 

ACIG - Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

 

Prefeitura de Guaraqueçaba

Por nossa terra. Por nosso Povo!

Prefeitura Municipal


Guaraqueçaba