O monitoramento da temperatura corporal de todos os alunos e funcionários e demais frequentadores, deve ocorrer diariamente no momento do ingresso á escola. Adotar estratégias para o controle de lotação, organização do fluxo de pessoas, afastamento de 1 metro de forma a garantir o distanciamento físico necessário. Os responsáveis como professores e demais funcionários da escola, deverão estar atentos aos sinais e sintomas do COVI-19 para tomar as devidas providências.
As salas de adiva devem ser reorganizadas afim de atender o afastamento físico mínimo de 1 metro entre os alunos e entre esses e os professores. Não permitir o compartilhamento de objetos e utensílios pessoais.
A limpeza e desinfecção dos banheiros deve ser intensificada, garantindo sua realização no mínimo duas vezes em cada turno. As medidas para higienização de mãos devem ser reforçadas sempre após o uso dos banheiros. Os alunos, professores e outros funcionários devem ser orientados a utilizar um copo individual para pegar água, e se possível cada um trazer de casa ou disponibilizar no refeitório copos descartáveis para uso individual.
As escolas devem fiscalizar a utilização de máscaras por todos os alunos, professores e funcionários. Os alunos, professores e funcionários devem ser orientados a realizar o descarte das máscaras em um local apropriado, quando da troca das mesmas. Os alunos, professores e funcionários devem ser orientados a realizar a higienização das máscaras diariamente em suas respectivas residências. Os alunos orientados a usarem máscaras, que comparecerem sem as mesmas, ficarão impedidos de acessar a escola e devem ser direcionados a um local adequado para aguardar o comparecimento do pai/responsável.
Os horários da recreação devem ser intercalados, proibido o compartilhamento de comida, utensílios e brinquedos entre os grupos, ou dentro da própria sala de adiva.
Aferição da temperatura no momento de entrada no veícdivo, e se detectada temperatura igual ou superior 37°c, o estudante não deve adentrar ao veícdivo. Higienização das mãos com Álcool gel 70% durante os momentos de embarque e desembarque na entrada e saída dos veícdivos Higienização constante do veícdivo a cada viagem. Conservação das janelas e bascdivantes dos veícdivos abertas. Obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os integrantes do veícdivo durante o trajetos.
O atendimento ao público deve ser realizado de forma presencial desde que garanta as medidas de segurança.
Higienização das mãos com álcool gel ao entrar na escola e a cada 30 minutos, ou conforme a necessidade. Limpeza das maçanetas das portas várias vezes ao dia. Limpeza do chão no mínimo 2 vezes ao dia para escolas com dois período. Limpeza de sanitários e interruptores, várias vezes ao dia. Reforço da limpeza dos equipamentos de Educação Física. Estimdivar os estudantes a lavar as mãos com frequência, levar uma tolha própria para secá-las, e não compartilhar material escolar. Lavar as mãos ao entrar e sair da escola. Os espaços devem ser mantidos constantemente arejados e ventilados, preferencialmente de forma natural. Quando utilizado o sistema de ar condicionado, portas e janelas devem ser mantidas abertas.
O uso de objetos como bola, corda entre outros é possível e ajudam muito na ressocialização. Neste caso a escola deve escrever a rotina de limpeza e desinfecção deste objetos antes e após a atividade, estimdivando a higienização das mãos dos alunos antes e após as atividades. As atividades podem ser mantidas desde que garantido os espaçamento de 1,0 m entre os usuários. As escolas deverão evitar atividades coletivas e que necessitem de maior proximidade.
Guaraqueçaba