.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Meio Ambiente e Agricultura - Sábado, 11 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Audiência sobre os direitos ambientais e sociais no Parque Nacional do Superagui.

Audiência sobre os direitos ambientais e sociais no Parque Nacional do Superagui.


Audiência sobre os direitos ambientais e sociais no Parque Nacional do Superagui.

A Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba através de seu Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Sr. Arildo Pontes dos Reis Junior participou no último dia 10 de Maio de uma audiência na Assembleia Legislativa do estado do Paraná em Curitiba sobre os direitos ambientais e sociais no Parque Nacional do Superagui. Debate esse que visou assegurar a preservação e o desenvolvimento sustentável dessa área dos guaraqueçabanos que é tão importante ao nosso país. O Parque Nacional do Superagui completou 35 anos da criação no dia 25 de Abril.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Sr. Arildo Pontes dos Reis Junior iniciou sua participação agradecendo ao Dep. Estadual Anibelli Neto e enfatizando seus trabalhos e apoio constante ao município de Guaraqueçaba e apresentou-se formalmente como pessoa guaraqueçabana e suas raízes ao município. Prosseguiu sua fala como gestor afirmando que como um guaraqueçabano que hoje atende e representa os agricultores e pescadores locais, que o dia ao caiçara não era ainda um dia de real comemoração, mas sim de luta e reivindicações pois por conta das práticas político-ambientais que ao longo do tempo vem sido implantadas através de leis ambientais, acabaram trazendo ao município um ´´não desenvolvimento humano``, fazendo assim Guaraqueçaba ser o município do estado a ter a maior diminuição populacional dos últimos anos no estado do Paraná, e vê como principal motivo a falta de opções para o guaraqueçabano continuar vivendo no lugar em que nasceu. Destacou a importância em que as áreas de preservação trazem ao município em relação económica, e que se Guaraqueçaba até hoje tem cerca de 90% de seu território preservado é por único mérito de seu povo que historicamente vive de forma sustentável, respeitando desde o berço o lugar em que nasceu. Citou que o município hoje é a Capital Estadual da Pupunha e que movimentou no último ano 12 milhões de reais, com a maioria dos agricultores sendo de agricultura familiar. 
Continuou a fala dizendo que hoje o cidadão guaraqueçabano vive em uma controvérsia entre aquilo o que precisam para que se desenvolvam socialmente e economicamente para que permaneçam no município e todo o sistema legal implantando através de leis Federais quanto Estaduais. E afirma que o caiçara guaraqueçabano foi ´´exprimido`` através dos anos por leis que não foram se quer feitas com a sua participação. Destacando que tudo isso implica nas dificuldades que a gestão municipal tem para garantir serviços que garantam a melhoria de vida para os munícipes. Dando como exemplo a instalação de canos para levar água a uma comunidade, onde que para fazer a instalação da mesma acaba sendo barrada por leis ambientais mesmo que o real impacto ambiental para uma obra do tipo seja praticamente nulo, tanto quanto na instalação de energia elétrica que necessita de autorização de 3 órgãos de diferentes setores, na construção de trapiches e demais obras voltadas ao desenvolvimento social das comunidades de Guaraqueçaba, que por fim quem sofre pelo não recebimento ou demora para o recebimento dessas obras são os munícipes, e reafirma a todos os presentes que Guaraqueçaba é hoje um exemplo de área de preservação ambiental no mundo por conta de seu povo, que o guaraqueçano tem como cultural um estilo de vida no qual hoje o mundo busca aprender a ter. Pois o povo guaraqueçabano vive com a terra, e não da terra, e enxerga a natureza como uma aliada, seja no estilo de cultivo da terra, seja na pesca feita de forma artesanal, que não trazem degradação ambiental nenhuma, e afirma que esse estilo de vida levou o município como um todo a ser penalizado por algo que é de sua responsabilidade. 
O Secretário Municipal de Meio ambiente Sr. Arildo Pontes dos Reis Junior finaliza sua fala afirmando que dentre todas as gestões que já passaram pelo município, a gestão atual é a mais técnica da história de Guaraqueçaba, e que avanços significativos no município tem acontecido nos últimos anos, e que vê um olhar diferente tanto nos funcionários públicos, quanto na população. E pede a ajuda e atenção dos deputados presentes ao município de Guaraqueçaba como um todo, para que o guaraqueçano passe a ter possibilidades reais de manter-se socialmente e economicamente vivendo na cidade em que nasceu, e reafirma o compromisso da atual gestão com a população e com o meio ambiente.

 

120 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.