.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Cultura - Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cultura - Projeto Pé na Terra.

08 de Maio de 2024.


Cultura - Projeto Pé na Terra.

PROJETO PÉ NA TERRA.

 

A cantora e compositora Rosy Greca chega em Guaraqueçaba com um projeto intitulado “Pé na terra”. A iniciativa consiste na apresentação de um show musical que tem a proposta de inclusão direta da comunidade. Além de ocupar o lugar da plateia, crianças e jovens participam do espetáculo como protagonistas, tocando instrumentos musicais produzidos por eles em uma oficina educativa.
O show será no dia 25/05, às 18h, no antigo Marista (Rua Ferreira Lopes, s/n) e inclui 12 obras especialmente compostas por Rosy Greca, Lydio Roberto, Mara Fontoura e Rosa Maria Michels Fontoura para o público infanto-juvenil. O espetáculo destina-se, além das crianças e jovens, também ao público em geral, pretendendo oferecer lazer, entretenimento e diversão para toda a família. A entrada é franca.


Além do show musical, o projeto contempla oficina de instrumentos musicais com crianças e jovens e a participação deles no espetáculo
A cantora e compositora Rosy Greca volta aos palcos do Paraná em 2024 com um projeto intitulado “Pé na terra”. A iniciativa consiste na apresentação do show musical homônimo da artista em 7 cidades do interior do Paraná. A segunda cidade contemplada é Guaraqueçaba e o show será realizado no dia 25/05, às 18h, no antigo Marista (Rua Ferreira Lopes, s/n).
O show possui a duração de aproximadamente 60 minutos, e inclui 12 obras especialmente compostas por Rosy Greca, Lydio Roberto, Mara Fontoura e Rosa Maria Michels Fontoura para o público infanto-juvenil. O espetáculo destina-se, além das crianças e jovens, também ao público em geral, pretendendo oferecer lazer, entretenimento e diversão para toda a família. O grupo musical conta com Rosy Greca e Lydio Roberto, na voz e violão, Ervin Fast, nos teclados, e Ricardo Janotto, na percussão. 
As canções enfatizam assuntos relacionados ao meio ambiente, à cidadania, à ludicidade entre outros temas significativos para o universo simbólico do público a que se destinam. De acordo com Rosy, há uma grande novidade nesse projeto, que mobilizará intensamente as comunidades e tornará o público protagonista no fazer artístico. “O show contará com a participação especial de crianças e jovens das comunidades contempladas que, no mesmo dia, terão a oportunidade de participar de uma oficina de instrumentos musicais feitos a partir de materiais recicláveis e objetos alternativos”, explica. 
A oficina será conduzida pelas professoras Mara Fontoura e Rosa Maria Michels Fontoura. As crianças e jovens, além de participarem da construção de instrumentos musicais conhecendo um pouco dos segredos da arte da luthieria, irão atuar no palco cantando e tocando seus instrumentos ao lado de músicos e intérpretes profissionais. 
Segundo Mara Fontoura, essa oficina irá propiciar o ato criativo, o desenvolvimento musical, o despertar de um eventual potencial artístico, a convivência social, a interação entre escola e comunidade, entre outros tantos benefícios. Ela acredita, também, que o projeto contribui para fazer uma melhor distribuição dos bens culturais, uma vez que eles se encontram concentrados nas capitais e em cidades de grande e médio porte.
O espetáculo será realizado em municípios paranaenses com menos de 20 mil habitantes (Campo do Tenente, Guaraqueçaba, Santa Tereza do Oeste, Jataizinho, Mariópolis, Ventania, Santo Inácio), e acontecerá em ambientes alternativos como pátios de escola, salões paroquiais, auditórios, espaços culturais, entre outros. 
O projeto é viabilizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) do Paraná, com o objetivo de oferecer mais oportunidades de acesso cultural a todos os cidadãos paranaenses. Como contrapartida, o projeto “Pé na terra” prevê, ainda, a distribuição de um kit com aproximadamente 40 livros sobre música para as bibliotecas e para professores e/ou alunos da comunidade.

Projeto incentivado pelas empresas Copel, Frimesa e Sankraft Embalagens, com realização da Cântaro Arte Educação e Cultura e Vitral Produções.

Serviço
Show “Pé na terra” – Guaraqueçaba
Data: 25/05
Horário: 18h
Local: Antigo Marista (Rua Ferreira Lopes, s/n).

Ficha técnica do espetáculo “Pé na Terra”
Duração: 60 minutos
Composição e interpretação: Rosy Greca
Direção Musical: Lydio Roberto
Direção Cênica: Rosy Greca
Músicos: Lydio Roberto, Ervin Fast e Ricardo Janotto
Participação especial: Mara Fontoura, Rosa Maria e alunos da oficina “Fazendo instrumentos e cantorias”.

Sobre a compositora Rosy Greca
Premiada compositora, artista, arte-educadora e produtora cultural. Sua arte se inspira e se realiza por meio da palavra: cantada, na canção; dramatizada, no teatro; falada, na arte de contar histórias; e escrita, na autoria de livros. Especialista em Gestão Cultural pelo SENAC, é produtora de CDs, espetáculos de música, de teatro e de narração de histórias para o público em geral, com ênfase na produção artística para crianças. Especialista em Literatura Infantil e Contação de Histórias pela FATUM, é contadora de histórias e autora de livro infantil e de livros teóricos relacionados à arte-educação. Especialista em Fundamentos do Ensino da Arte pela FAP e graduada em Educação Musical pela FEMP, ministra palestras, workshops, oficinas e cursos nas áreas da música, da narração de histórias e da literatura infantil. É sócia e coordenadora da Cântaro - Arte Educação e Cultura.

 

51 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.