Administração - Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Cooperação Técnica entre prefeitura e colônia de pescadores trás benefícios aos pescadores de Superagui e região.

29 de Abril de 2024

Nesta segunda-feira dia 29 de Abril de 2024 a prefeita de Guaraqueçaba Lilian Ramos Narloch recebeu em seu gabinete o presidente Maurício Dias e o vice presidente Ênio Barcelos da Colônia de pescadores Z-2 de Guaraqueçaba para a concretização das últimas ações para a abertura da Colônia de Pescadores de Guaraqueçaba na comunidade de Superagui.

Colônia essa que atenderá pescadores de todas as comunidades do município inclusive Superagui que é a comunidade com mais profissionais da pesca em Guaraqueçaba e todas as ilhas ao seu redor. A prefeita Lilian Ramos Narloch além da sede em Superagui garantiu que a prefeitura irá disponibilizar através de cooperação técnica um servidor público para o atendimento na localidade.

Você sabe a importância de uma Colônia de Pescadores para uma comunidade que vive da pesca?

No Brasil as organizações de pescadores estão ganhando cada vez mais força, tendo como objetivo representar e defender os interesses dos pescadores perante órgãos públicos. é através dessas instituições que os pescadores ganham reconhecimento como principais protagonistas do modelo de gestão da profissão.

Associações e colônias de pescadores atuam no cadastramento dos pescadores orientando-os na questão de segurança social e na preservação dos recursos naturais. A colônia também é responsável pelo processo de aposentaria de seus membros quando cadastrada devidamente junto ao Governo Federal. assim observa-se o benefício socioeconômico gerado pelas mesmas, que é de grande importância para a estruturação e sustento das famílias de seus associados. As associações e colônias de pescadores também tem como objetivo capacitar os pescadores através de cursos que ajudem o pescador a valorizar sua profissão, seu produto e principalmente capacita-los para entenderem sobre seus direitos como profissional da área.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba. Por nossa terra, por nosso povo!