Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 02 de Abril de 2015

Faturamento agropecuário atinge novo recorde em 2014.

O Valor Bruto da Produção (VBP) Agrícola de Guaraqueçaba do último ano, que expressa o faturamento do setor, superou os R$ 30,1 milhões da safra 2013. O resultado superou as expectativas e ultrapassou o recorde obtido pelas lavouras de palmito e banana e a produção de pescado e camarão, fatores que mais colaboraram para o resultado final, que corresponde a aumento de 4,7% sobre o ano anterior. O levantamento final foi divulgado ontem, quarta (01) pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em reunião realizada Distrito de Tagaçaba, para o Diretor da Agricultura e Abastecimento, Mauricio, o recorde histórico do VBP 2014 a busca contínua pelo aumento da produtividade e por uma maior participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável no que diz respeito a levantamento real da produção. A versão preliminar do VBP, calculado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), já foi repassada aos municípios. O resultado do VBP de 2014 será utilizado pela Secretaria da Fazenda para compor a cesta de índices que forma o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), influenciando a distribuição do FPM de 2015. Segundo o Secretario Municipal, nos últimas duas décadas o produtor guaraqueçabano está conquistando ganhos de produtividade, refletindo o profissionalismo com que é conduzida a atividade agrícola em todo o Município. “Percebendo os bons resultados, o produtor vem se aplicando cada vez mais em tecnologia e capacitação”, afirmou. (Foto e texto: Rodrigo Castro).