Educação - Terça-feira, 14 de Abril de 2015

Alunos do TECPUC levaram oficinas em fim de semana solidário na Ilha Rasa em Guaraqueçaba

Nos dias 11 e 12 de abril, cerca de 50 alunos, professores e colaboradores do TECPUC desenvolveram diversas oficinas com os moradores da ilhaCom apenas 600 habitantes, a Ilha Rasa, pertencente ao município de Guaraqueçaba-PR, é o retrato da simplicidade. A pesca é a principal fonte de renda dos moradores, que convivem com uma natureza exuberante, mas enfrentam dificuldades como o acesso à saúde, a estrutura precária de educação e a falta de meios de comunicação.Para apresentar aos seus alunos esta diferente realidade, despertando neles o espírito solidário, a Pastoral do TECPUC, centro de educação profissional do Grupo Marista, desenvolve o projeto Solidariedade – Ilhas, que leva os alunos dos cursos técnicos para um final de semana de imersão na ilha. Nos dias 11 e 12 de abril, houve uma nova edição do projeto, iniciado em 2012. Cerca de 50 pessoas, entre alunos, professores e colaboradores dos cursos técnicos passaram dois dias na ilha, desenvolvendo oficinas de Segurança Doméstica, Nutrição, artesanato e customização, entre outras.De acordo com o coordenador da Pastoral do TECPUC, Leandro Sanches, “como projeto de imersão, o TECPUC Solidariedade – Ilhas tem como objetivo despertar no jovem o valor da solidariedade, além de contribuir com o desenvolvimento de valores e habilidades relacionais e comportamentais, promovendo a troca de experiências, beneficiando a comunidade atendida e dando subsídios para a formação humana dos participantes”. Uma das ações de destaque desta imersão foi a instalação na Escola da Ilha, de 6 computadores doados por um aluno do Curso Técnico Integrado e pelo Setor Administrativo do TECPUC.  Sobre o TECPUC - O TECPUC, centro de educação profissional do Grupo Marista, oferece há mais de 20 anos cursos técnicos e integrados ao ensino médio. Com sede em Curitiba, tem atuação em outras cidades do Paraná e Santa Catarina – Cascavel, Maringá, Ponta Grossa e Jaraguá do Sul. Referência em qualificação profissional, o TECPUC oferece 26 opções de cursos técnicos, cursos de extensão e livres. Outras informações, acesse:http://www.tecpuc.com.br/ Sobre o Grupo Marista No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br.