Educação - Quinta-feira, 07 de Maio de 2015

Os estudantes da rede pública de ensino vão colocar em prática o Plano de Abandono.

O evento realizado na manhã desta quinta-feira, (07), é na verdade um treinamento com os estudantes e educadores com o objetivo de promover a proteção humana e manter a comunidade escolar segura em situações de risco. A exemplo disso, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil - COMPEDEC, em parceria com o 8º Grupamento de Bombeiros de Paranaguá, promoveu a execução pela primeira vez do Plano de Abandono com os alunos da Escola Antônio Barbosa Pinto, na Avenida Maria Carolina de Lisboa, Centro. Participam da ação os professores, a 1º Tenente Júlia, a Cabo Lenice, e o Subtenente Renato todos do Corpo de Bombeiros, além do Coordenador Municipal da Defesa Civil, Paulo Benhur, que realizam uma avaliação do Plano de Abandono com o objetivo de verificar sua correta execução e o seu objetivo atingido. A apresentação feita pela 1ª Tenente Júlia, também esclareceu sobre as normas de prevenção e ainda mostrou ações já desenvolvidas por planos similares em outras cidades do Estado, “é muito importante, pois não há Corpo de Bombeiros no município e até a chegada do socorro se a população estiver treinada não terá danos maiores”, explicou. Sidney Leandro, Diretor da Unidade Escolar também enfatizou a importância da prevenção. “Estamos apresentando aqui, um modelo maduro de um plano, que comprovadamente é eficaz. Nosso objetivo é oferecer capacitação à comunidade escolar e evitar pânico em casos de incêndio, promovendo a evacuação dos prédios no menor tempo possível e principalmente, resguardando a vida dos alunos e professores”, ressaltou. A Prefeita Lilian Ramos enfatizou o imediato apoio do Poder Executivo ao plano e destacou que por suas atividades em prol da vida, o modelo preventivo deve ser inserido em todas as unidades de ensino do município. No período da tarde ainda foi realizado um treinamento prático de manuseio e operação de extintores de incêndio aberto para os funcionários da prefeitura, comerciantes, empresas e a população em geral. O treinamento prático ensinou os profissionais a fazerem o uso correto dos extintores (água pressurizada, C02, pó químico seco). O Subtenente Renato e a 1ª Tenente Júlia, passaram orientações importantes durante o treinamento, como combater qualquer principio de incêndio que por ventura ocorrer nas dependências do estabelecimento comercial ou residências. Explicou também da importância do uso de extintor adequado em cada situação em que ocorra principio de incêndio e da importância de se manter o aparelho dentro da data de validade e ainda quando for realizar a recarga deve-se esvaziar o equipamento vencido.