Obras - Quinta-feira, 21 de Maio de 2015

Patrulha Rodoviária realiza melhorias em estradas rurais de Guaraqueçaba.

Serviço da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável é executado em parceria com a Diretoria de Transportes.Em Maio, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável chegou com a Patrulha Rodoviária Rural em Guaraqueçaba para realizar melhorias e manutenção em estradas rurais do município. O serviço é executado em parceria com a Diretoria de Transportes que fornece todos os equipamentos e recursos humanos e também arca com o consumo de combustível. Já a Secretaria de Desenvolvimento fica responsável pelo transporte, hospedagem, alimentação dos operadores de máquinas e motoristas dos veículos e pelos materiais necessários para a realização dos serviços, sendo eles: pedra, cascalho e manilhas.Nesta quinta, 21/05, a prefeita Lilian Narloch acompanhou os serviços executados na estrada do Tagaçaba de Cima. “A Patrulha Rodoviária é formada por funcionários qualificados em operação de melhorias e manejo de estradas rurais, que estão realizando um serviço essencial no nosso município, apoiando nossas equipes na manutenção das estradas”, enfatizou a prefeita, ao lado do Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Mauro Rosa. Em Guaraqueçaba a patrulha é formada por duas moto-niveladoras, uma pá carregadeira, trator de esteiras, retroescavadeira e caminhões com caçambas. Nesta fase, os serviços serão executados ainda em Potinga, Batuva e em Rio Verde. Além dos serviços de manutenção que a Secretaria está efetuando em parceira com a Diretoria de Transportes, a equipe de terraplanagem também está trabalhando nos Bairros Tagaçaba, Itaqui, Assungui, Serra Negra, Rio Bananal, Pedra Chata. O trabalho consiste na recuperação da estrada, construção de vias laterais para escoamento da água das chuvas, ampliação da faixa de rolagem (largura da estrada) e compactação do solo com cascalho, tornando a pista mais ampla e segura para o transporte. De acordo com Josian Silva Barreto, Diretor de Transporte, esse trabalho deverá ser o padrão para todas as estradas rurais do município. "Pretendemos tornar transitáveis todas as nossas estradas, pois isso poderá beneficiar a população que mora em regiões distantes da cidade, além de ajudar os pequenos produtores no escoamento da produção agrícola, prejudicada com as péssimas condições de várias estradas", garantiu Barreto.O secretario Mauro Rosa argumentou que as condições melhores das estradas rurais afetam diretamente na economia local e do próprio agricultor. “Ter uma boa estrada significa obter uma melhor mobilidade dos serviços, já que essas vias também são utilizadas para transporte escolar e atendimentos médicos, além dos moradores que se deslocam diariamente para trabalhar, a exemplo disso, temos à estrada que dá acesso a Casa de Farinha da Comunidade do Potinga que após a operação da Patrulha Rural, facilitou o escoamento da produção deste produto tão conhecido em todo litoral paranaense ”, frisou.Estão programadas, ainda para esta semana, a recuperação das vias de acesso a Comunidade de Utinga com a colocação de pedras, alargamento, abertura e readequação da estrada e colocação de bueiros.Entenda a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Guaraqueçaba.Criada em Janeiro deste ano pela Prefeita Lilian, pela Lei Complementar nº 19/15, a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Sustentável tem como missão formular e coordenar a política municipal de proteção e conservação do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hídricos e articular as políticas de gestão dos recursos ambientais, assessorando produtores rurais e pescadores visando ao desenvolvimento sustentável no município de Guaraqueçaba. Composta pelas Diretorias de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente foi elaborada à partir da necessidade de uma ação conjunta destes setores, devido Guaraqueçaba estar inserida quase que integralmente em área de Proteção Ambiental e demais formas de Unidades de Conservação, o que exigiu o estudo de um novo modelo de gestão pública que atenda a essa característica marcante no município. O secretário responsável pela pasta é Mauro Rosa e sua secretaria atende das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, na sede da Secretaria, cujo endereço é: Rua XV de Novembro, s/n, atrás da Câmara Municipal. Telefone para contato (41) 3482-1607.