Educação - Sexta-feira, 17 de Julho de 2015

10.ª Conferência Municipal de Saúde de Guaraqueçaba.

Nesta quarta, 15 de julho, realizou-se em Guaraqueçaba, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS. DIREITO DO POVO BRASILEIRO”. O objetivo da conferência era discutir diretrizes e aprovar propostas para a melhoria no atendimento do SUS. A abertura oficial do evento contou com a presença do Secretário de Saúde Alcendino Barbosa, juntamente com o Secretario de Administração Luciano Barbosa e os representantes do poder Legislativo Municipal, vereadores Mário Delfes, Oromar Rodrigues, Presidente da Câmara, a Diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Natsuko, com o representante do Conselho Estadual de Saúde, Sr. Amauri, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. José Eiglemeier, servidores municipais, representantes do Conselho Municipal de Saúde, convidados e diversas autoridades do município.

“A realização desta conferência servirá em especial para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas para o SUS. Sabemos que é um privilégio democrático que nosso país possibilite essa expressiva participação do povo na formulação e controle da política pública de saúde. Pensando nisso, é preciso sempre valorizar esse espaço, e garantir que a discussão se dê de forma ampla, transparente, e ainda que dessas reflexões surjam avaliações e propostas consistentes”, explica o secretario Luciano. Em seguida o Diretor de Saúde Francisco Romano que conduziu os trabalhos da conferencia, realizou a leitura do regimento e após a palestra da Drª Ilda sobre a rede publica de saúde propôs a divisão dos grupos de trabalho para debater os eixos temáticos, onde apontaram os problemas da saúde e as possíveis soluções e ainda foi discutida a escolha de propostas prioritárias a serem elencadas no relatório final para serem levadas a Conferencia Estadual. “Estamos aqui para planejar um futuro com melhores dias. Muito já foi feito, mas, sabemos que ainda temos muito a fazer. Nosso sonho será realizado, pois temos feito um trabalho intenso e nossos profissionais correspondem aos nossos anseios”, garantiu Alcendino Ferreira Barbosa, Secretário de Saúde. Em seguida procedeu-se a leitura dos relatórios e plenária final com a eleição dos delegados que representarão Guaraqueçaba e levarão as propostas aprovadas para a Conferência Estadual.

Segundo a Diretora da 1º Regional de Saúde, Drª Ilda Natsuko "Guaraqueçaba melhorou e muito sua atenção em saúde pública, os números são impressionantes, e sinto que as pessoas reconhecem isso quando são atendidas. A conferência é um processo de dialogo, de ver o que está certo, arrumar o que está errado, e avançarmos. A Prefeitura esta de parabéns realizou uma grande conferência, com número expressivo de participantes. Somente assim, todos juntos, sociedade, profissionais de saúde e poder publico, que vamos construir uma saúde publica de ainda melhor qualidade”, comentou. O evento terminou com a mesa redonda com todos os profissionais debatendo temas centrais da Saúde pública do município. Em uma avaliação conferida ao atendimento de saúde do município, número apurado de acordo com votação popular durante o dia, de 0 a 10, atingiu-se a nota 8,5, ou seja, muito bom. Cerca de 120 pessoas estiveram presentes na quarta-feira. “É muito gratificante ver que a participação da população foi uma meta alcançada. Estamos trabalhando muito e nossa prioridade é melhorar a saúde pública”, afirmou a Prefeita Lilian.