Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 28 de Julho de 2015

Modernização da Limpeza Pública em Guaraqueçaba.

Com recursos próprios, a Prefeitura de Guaraqueçaba adquiriu mini carregadeira do tipo Bob Cat. O novo maquinário foi entregue nesta ultima quinta – feira, 23, as novas aquisições representam um investimento de R$ 150.400,00 reais. O novo equipamento vai auxiliar a frota de veículos da coleta de lixo da cidade e garantir mais higiene, segurança, rapidez e agilidade no serviço.  Desde o início de 2013, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, a Prefeitura de Guaraqueçaba tem se aplicado a melhorar cada vez mais o serviço de limpeza pública da cidade. Com essa aquisição, serão reduzidos gastos com o aluguel, antes terceirizados. Até dezembro deste ano, a Prefeitura receberá mais duas embarcações chatas para coleta de resíduos sólidos das ilhas e uma prensa vertical para auxiliar na coleta seletiva. Segundo a Prefeita Lilian, a compra destes equipamentos atende ao Plano Municipal de Saneamento Básico, Lei nº 332/2013, que visa adequação das normas de coleta de lixo, mas também de humanizar o trabalho dos garis. De acordo com o Diretor de Limpeza Pública, Aldo Aparecido Pulido, a nova varredeira fará a limpeza de areia nas principais avenidas da cidade, com maior precisão e rapidez. “Vale ressaltar que esses novos equipamentos não irão substituir a fundamental mão de obra dos garis, pois para se ter uma ideia da vantagem, todo o trabalho que seria feito em um dia de forma braçal pelos servidores do setor de limpeza urbana, é realizado em apenas 50 minutos pela Bob Cat. Além disso, os serviços de coleta de podas de árvores e entulhos também vão continuar”. Em abril deste ano foi realizado, pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, o segundo Teste Seletivo, Edital TS 02/2015, com o objetivo de contratar profissionais na área de serviços gerais – roçador, em atendimento a demanda do serviço publico de limpeza das comunidades de Medeiros, Massarapuã, Mariana, Almeida, Tromomo, Rio Verde, Batuva, Utinga, Barbado, Bertioga, Sebuí, Varadouro, Tibicanga, Guapicum, Taquanduva e da Sede do município, as demais comunidades já possuem servidores efetivos.

Entenda a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Criada em Janeiro deste ano pela Prefeita Lilian, pela Lei Complementar nº 19/15, a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Sustentável tem como missão formular e coordenar a política municipal de proteção e conservação do meio ambiente e de gerenciamento dos recursos hídricos e articular as políticas de gestão dos recursos ambientais, assessorando produtores rurais e pescadores visando ao desenvolvimento sustentável no município de Guaraqueçaba. Composta pelas Diretorias de Pesca, Agricultura e Meio ambiente foi elaborada a partir da necessidade de uma ação conjunta destes setores devido Guaraqueçaba estar inserido, quase que integralmente, em área de Proteção Ambiental e demais formas de Unidades de Conservação, o que foi necessário o estudo de um novo modelo de gestão publica que atenda a esta característica marcante no município. O secretario responsável pela pasta é o Mauro Rosa e o horário de atendimento é das 8h as 12h e das 13 as 17, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria no endereço Rua XV de Novembro, s/n, atrás da Câmara Municipal, telefone para contato (41) 3482-1607.