Obras - Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015

Famílias de Guaraqueçaba realizam o sonho da casa própria

Aconteceu nesta quinta-feira (1) a entrega de 24 casas populares para famílias de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. As chaves foram entregues por representantes do Governo do Paraná e da prefeitura, que juntamente com o governo federal foram parceiros na construção do empreendimento. O projeto recebeu investimentos de R$ 720 mil por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo o superintendente de Relações Institucionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), José Boni, a entrega é o resultado da integração de trabalho promovida entre os órgãos dos três níveis de governo em prol das famílias de baixa renda. “Graças à união de esforços dos entes públicos, mais 24 famílias puderam realizar hoje o sonho da casa própria. Esta é uma das prioridades do governo estadual e da Cohapar, por isso continuaremos trabalhando junto com o governo federal e as prefeituras para ampliar o atendimento de que mais precisa”, afirmou.

No projeto, a prioridade foi para o atendimento de pessoas que pagavam aluguel ou viviam em condições precárias no município. Foram selecionadas famílias com renda mensal de até R$ 1.600, que não pagarão nada pelos imóveis. O subsídio por casa foi de R$ 30 mil. Para a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos, o apoio do governo estadual tem sido de suma importância para que o município possa se desenvolver socialmente. “Guaraqueçaba possui atualmente o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. A nossa gestão tem trabalhado para amenizar essa situação e o governo estadual tem sido o nosso maior parceiro nessa missão”, declarou. Vida Nova – Uma das famílias beneficiadas foi a de Regina Patrício Redede, de 38 anos, que mora com o marido e os cinco filhos em uma casa cedida por conhecidos há 10 anos. “A casa não tem forro nem janela e as condições são bem precárias, mas nós nunca tivemos dinheiro nem sequer pra pagar aluguel”, relatou. “Desde que eu soube que nós assinamos o contrato eu fui várias vezes lá na obra pra acompanhar o nosso sonho tomando forma. A partir de agora eu vou poder dormir mais tranquila sabendo que nós moramos naquilo que é nosso”, comemorou Regina. Outra a ser contemplada foi a lavradora Katia Tobias Viana, 26. Casada e mãe de três filhos, ela demorou a acreditar que o projeto se realizaria. “No começo a gente não acreditava porque sempre foi muito sofrido pra conseguirmos qualquer coisa”, contou. Com as chaves na mão, as dúvidas deram lugar à esperança por um futuro melhor. “Tenho certeza que daqui pra frente as coisas só vão melhorar”, finalizou Katia. (http://www.cohapar.pr.gov.br/).