Educação - Terça-feira, 06 de Outubro de 2015

Semana do Fandango Caiçara

Nessa semana de 06 à 10 de outubro estaremos comemorando a "Semana do Fandango Caiçara em Guaraqueçaba" com várias atividades em escolas, praças, mercado municipal e salão paroquial propondo uma celebração alusiva como forma de resgatar, divulgar e disseminar a nossa cultura caiçara, que desde 2012 é Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Recentemente tivemos a aprovação do legislativo e executivo da proposta do professor José Carlos Muniz da LEI 438/2015 que cria o Dia do Fandango Caiçara “MESTRE JANGUINHO” a ser celebrado anualmente na semana de 06 de outubro. Serão várias atividades como oficinas, apresentações, exposições fotográficas, vídeos documentários e o encerramento com o tradicional baile de fandango para toda comunidade com grupos e mestres de nossa região, são ações diretas do Departamento de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal. O encerramento das atividades será no salão paroquial no dia 10 de outubro com bingo no inicio às 20:00hr organizado pela Paróquia Bom Jesus dos Perdões e logo após baile de fandango com mestres e grupos da região.

ProgramaçãoQuarta-feira 10:30 e 15:30 - Video Documentário e Apresentação Grupo Fandanguará (Grupo Marista - PUC).Quinta feira11:00 e 16:00 - Oficina e Apresentação Grupo Fandanguará (Escola Municipal Antonio Barbosa Pinto).15:00 - Video Documentário e Apresentação Grupo Fandanguará (Colégio Estadual Marcilio Dias).Sexta feira08:15 e 15:00 - Video Documentário e Apresentação Grupo Fandanguará (Escola Adventista).09:25 - Oficina e Apresentação Grupo Fandanguará (Colégio Estadual Marcilio Dias).20:30 - Cine Caranguejo - Video Documentário (Praça William Michaud).Sábado15:30 - Ensaio aberto Grupo Fandanguará (Praça William Michaud).20:00 - Bingo e após Baile de Fandango (Salão Paroquial)."O fandango é uma expressão cultural reconhecida dentro do vasto e complexo campo de conhecimentos e práticas culturais, que conceituamos como “folclore” ou “cultura popular”. Mais especificamente, o fandango encontrado no Paraná e no sul de São Paulo está associado aos modos de vida de agricultores e pescadores habitantes da região do Lagamar, transitando entre as baías de Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba, pelos canais e ilhas que interligam este litoral ao de Cananéia e Iguape, em São Paulo. Possui uma estrutura bastante complexa, envolvendo diversas formas de execução de instrumentos musicais, melodias, versos e coreografias. Basicamente reúne dança em pares, por vezes marcada pelo batido de tamancos de madeira, além de música executada em instrumentos de confecção artesanal, principalmente a viola branca ou de fandango, a rabeca e o adufo." retirado em "Museu Vivo do Fandango: aproximações entre cultura, patrimônio e território". (PIMENTEL, Alexandre & GRAMANI, Daniella & CORRÊA, Joana (org.) Museu Vivo do Fandango. RJ: Associação Cultural Caburé, 2006.).