Saúde - Quarta-feira, 21 de Outubro de 2015

Novo Sistema de Saúde torna Guaraqueçaba referência no Litoral.

Eliminar filas, modernizar um amplo sistema de atendimento e buscar a excelência na qualidade do serviço prestado a comunidade. Estes são pilares considerados fundamentais pela prefeita da cidade Guaraqueçaba, litoral do Paraná, Lilian Narloch e seu Secretário de Saúde Alcendino Barbosa, o nosso “Thuca da Saúde”, apelido recebido pelos anos de atuação na área como técnico em enfermagem. Há frente à administração e a pasta, Lilian e Alcendino, respectivamente saem na frente de outros gestores do litoral paranaense ao implantarem um audacioso sistema na área da saúde pública com um modelo de gestão e mobilidade que busca eliminar o drama das filas dos clientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Guaraqueçaba. “Esta não foi uma missão simples, exigiu um bom tempo de pesquisa, estudo e testes para que pudéssemos apresentar a prefeita Lilian Narloch uma solução possível de execução, com eficácia esperada e surpreendente resultado”, afirma o secretário.Maiores Informações 41-3482-1620 / 3482-1413 ou saude@guaraquecaba.pr.gov.br. Serviços:Ecografia:Desde o inicio do atendimento especializado 150 exames já foram realizados. Os exames estão acontecendo na UBS Saúde “Padre Mario di Maria” onde serão realizadas até 60 ecografias por mês, com agendamento direto na unidade de saúde, ou no setor TDF da Secretaria de Saúde. A prioridade no momento serão as ecografias obstétricas e posteriormente ecografias pélvicas, vias urinárias, transvaginais e abdômen total.Odontologia:O serviço odontológico oferecido na UBS alcançou a quantidade expressiva de 1875 procedimentos quando somados todos os atendimentos feitos de junho até outubro deste ano. Este número é a comprovação de um trabalho realizado com compromisso, seriedade e dedicação no qual o paciente é prioridade. O atendimento odontológico é realizado nos dias de segunda e terça e tem quantidade pré-determinada de fichas para 12 consultas diárias mais as emergências chegando a atender cerca de 20 pessoas por dia.Atendimento Ambulatorial:Segundo a Diretora Joelma Marchiori, responsável pelo setor, são realizadas cerca de 60 consultas diariamente pela equipe ambulatorial. O atendimento é feito de Segunda a Sexta, das oito da manhã, às cinco da tarde. Vacinação:Todos os dias são realizados atendimento na UBS, basta aos interessados se apresentarem munidos da carteirinha de saúde e do cartão sus . Segundo a Técnica de Enfermagem, Elenise Rederd, são atendidas diariamente cerca de 60 pessoas onde são realizada aproximadamente 100 vacinas/dia.Gestantes e Prevenção da Mulher:A Enfermeira Chefe, responsável pelo setor, é a Cleide Padilha, as consultas são realizadas todas as quartas-feiras, mediante agendamento prévio; e o exame preventivo é realizado durante toda a semana.Outras Especialidades:A Chefe da Divisão de Atenção Básica, Dianes Iara Demarch, técnica responsável pelo agendamento do setor de especialidades relata que por mês são atendidas aproximadamente em torno de 100 pessoas de mais de 28 tipos de especialidades medicas, sendo necessário primeiramente o paciente ser triado pelo setor ambulatorial na UBS Padre Mário di Maria mesmo.