Educação - Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015

Programa Estrelas do Mar é lançado em Guaraqueçaba.

Estrelas do Mar é um Programa de Educação Ambiental, com proposta de atuação em 19 comunidades insulares (bairros marítimos). Pioneiro no município, e motivador para as outras 6 cidades do litoral paranaense, tem como objetivo mobilizar 300 (trezentas) mulheres pescadoras para a limpeza e despoluição da orla marítima de Guaraqueçaba, realizando a limpeza das praias, trilhas, caminhos e coleta seletiva, bem como promover a inclusão social e a geração de renda com ações de educação ambiental formal e não formal especificamente aplicada à temática da compostagem, incentivando a prática domiciliar e a comercialização do composto e da parcela reciclável, estimulando a redução dos resíduos sólidos (lixo) a ser transportado para o continente (sede). O estímulo para essa ação é o recebimento de uma cesta básica mensal para complementar a renda da mulher pescadora, e kits contendo produtos de higiene íntima e protetor solar, salientando a questão socioeconômica do Programa como alternativa de subsistência para as famílias nos períodos de dificuldades da pesca e defeso do camarão. A cidade que é uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo, em tempos onde a lama e os incidentes ambientais destroem parte do Brasil e do Planeta. Numa região de comunidades tradicionais, onde o trabalho é baseado na pesca, mulheres com perfil transformador serão selecionadas e treinadas ocupando espaço e colaborando na educação ambiental dos ilhéus e turistas. Desenvolverão suas atividades três vezes por semana ajudando a transformar hábitos e preservar a reserva natural. Financiado com recursos livres da Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba, a gestora Lilian Ramos Norloch une questões sociais e desenvolvimento sustentável tornando estas mulheres as Estrelas do Mar de um céu avermelhado por guarás, que vai desde Almeida, Barra do Ararapira, Barra do Superagui, Barbados, Bertioga, Canudal, Guapicum, Ilha das Peças, Ilha Rasa, Mariana, Massarapuã, Medeiros, Ponta do Lanço, Puruquara, Taquanduva, Tibicanga, Tromomô, Varadouro e Vila Fátima. A seleção das famílias será realizada mediante critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Ação Social, com a inserção de beneficiárias dos Programas Sociais, cadastradas no Cadastro Único que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social. O Programa Estrelas do Mar busca sensibilizar e conscientizar a comunidade através de reuniões e palestras de educação ambiental, promoção do protagonismo feminino, autoestima e autovalorização, cursos de capacitação e oficinas de aprendizagem promovida pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável, Ação Social, Saúde, Educação e Planejamento. (http://ilhadomelfm.com.br/)