Saúde - Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015

HOJE É DIA DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE.

O Estado do Paraná passa por um grave surto de dengue com mais de 73% das cidades com casos confirmados da doença registrados, em 295 cidades, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná - SESA. Em Paranaguá, no litoral, o prefeito Edison Kersten decretou estado de emergência para evitar a possibilidade de epidemia. Conforme a Saúde,  são 150 casos autócnes, quando a doença é contraída dentro do município. Visando conscientizar a população sobre os fatores que podem levar à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, a Vigilância Epidemiológica de Guaraqueçaba promove o Dia “D” de combate a Dengue nesta quinta (17), com ações no Centro da cidade. Profissionais da vigilância farão orientações e sanarão dúvidas da população na Unidade Básica de Saúde “Padre Mário di Maria”. Outra equipe contará com o apoio da Defesa Civil e de voluntários para realizar um mutirão de limpeza. O grupo fará coleta de lixo no intuito de evitar acúmulo de água parada. Toda a comunidade está convidada para participar do mutirão. O Diretor da Vigilância Epidemiológica, Francisco Romano Nunes, reforça a importância da participação de todos os cidadãos no combate ao mosquito. “A saúde é um direito e também um dever, todos precisam se mobilizar para que a dengue não chegue a nossa cidade.” A vigilância também realizou uma conferencia na terça-feira (15) para capacitar os agentes de saúde das comunidades, que poderão orientar e instruir os moradores na prevenção da dengue.