Guaraqueçaba, segunda-feira, 27 de junho de 2022 Telefone (41) 3482-1280

Cultura - Terça-feira, 01 de Março de 2016

471 anos de Guaraqueçaba.

471 anos  de Guaraqueçaba.

O Aniversário da Cidade de Guaraqueçaba – 471 anos é um evento que reúne toda a comunidade Guaraqueçabana no período de cinco  dias com uma programação com forte presença da cultura local, competições esportivas, atividades recreativas, exposições, concursos e desfiles. O evento tem como principal objetivo o fortalecimento da identidade dos Guaraqueçabanos para com a sua cidade através do estimulo à produção de bens culturais assim como sua divulgação, fomentando o intercâmbio de saberes e  resgatando a cultura criada através dos séculos de povoação da região.O Aniversário de Guaraqueçaba é o evento mais tradicional da cidade sendo comemorado há mais de 23 anos sem interrupção, gerando fluxo de visitantes e propiciando a confraternização entre os próprios moradores do município que por suas características peculiares apresenta uma grande dispersão de sua população por mais de quarenta comunidades: caiçaras; indígenas; quilombolas e pequenos produtores rurais que contribuem para uma rica e diversificada cultura se notabilizando a música,  a gastronomia e o artesanato na confecção de instrumentos e utensílios assim como canoas rústicas. A festa do aniversário, desta forma, se caracteriza como instrumento para a manutenção desses costumes e mesmo incentivo para sua valorização e divulgação como patrimônio  histórico – cultural  de nosso Estado.

Portal atualizado em: 21/06/2022 17:17:11