Saúde - Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019

Prefeito decreta convocação da XI Conferência Municipal de Saúde

Prefeito  decreta  convocação da XI Conferência Municipal de Saúde

O prefeito de Guaraqueçaba, Hayssan Zahoui assinou decreto de convocação da XI Conferência Municipal de Saúde (XI COMUS), que vai acontecer no dia 05 de abril, no Centro Social Marista, reunindo gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).O decreto representa uma das etapas de oficialização da XI Comus, evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“A Conferência Municipal de Saúde é um dos instrumentos de controle social no SUS, garantindo a participação da sociedade na elaboração das políticas públicas para o setor da saúde, em nível local.

As discussões da XI Comus abordarão três eixos temáticos: saúde como direito; consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento adequado e suficiente do SUS.

“A partir dos três eixos temáticos, os participantes da XI Comus irão elaborar propostas e diretrizes que irão nortear o planejamento municipal em saúde para Guaraqueçaba, fortalecendo o controle social nas políticas públicas para o setor”, informa o presidente do CMS/ Guaraquecaba conselheiro José Eiglmeier.

Regimento – O regimento da XI Comus também já foi aprovado pelos conselheiros municipais de saúde e inclui as regras de participação. De acordo com o regimento, a XI Comus irá reunir delegados com direito a voz e voto, entre os eleitos nas pré-conferências distritais de saúde que acontecerão em Superagui no dia 15 do mês de março e em Tagaçaba no dia 22 do mês de março, além de conselheiros municipais, titulares e suplentes, como delegados natos.

Cada pré-conferência é aberta ao público em geral a partir de inscrição, com 50% das vagas direcionadas para usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores e prestadores, de acordo com o território em que atuam ou residem.