Educação - Quinta-feira, 06 de Maio de 2021

Prefeitura inicia cadastros para retomada do Programa ESTRELA DO MAR criado em 2015 pela Prefeita Lilian Ramos Narloch

O programa de Educação Ambiental deverá contemplar não somente as comunidades insulares mas também outras comunidades durante o ano todo

A Prefeitura municipal de Guaraqueçaba por meio da Secretaria Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria Municipal de Ação Social e Criança, Adolescente e Assuntos da Família, inicia neste mês de maio o cadastramento das mulheres que irão participar do programa Estrela do Mar.

No ano de 2015 a prefeita Lilian Ramos Narloch sancionou a Lei 458/2015 que Institui o Projeto Estrela do Mar visando a educação ambiental e a sustentabilidade. Em 2021 a Prefeitura de Guaraqueçaba anuncia a retomada do projeto tal qual era no início, onde as mulheres Guaraqueçabanas que auxiliavam na preservação da orla marítima eram  contempladas com uma cesta básica complementando assim renda familiar das participantes do projeto.

Rosilene Scharman Modesto Rodrigues que é moradora da Ilha do Superagui, fala sobre sua participação no Projeto Estrela do Mar:

?Começamos em 2015 e uma vez por semana a gente recolhia o lixo da praia e dois dias depois a gente rastelava a praia. Era muito bom porque a praia ficava limpa do lixo trazido pelo mar. Quando a Lilian era prefeita em 2015 a gente fazia isso o ano todo e todo mês a gente recebia uma cesta básica que ajudava muito.? diz Rosilene

Ela fala ainda das mudanças do projeto em 2017:

?Quando veio o novo prefeito em 2017, ele prometeu aumentar o tamanho das cestas e dar mais 500 reais, mas isso não aconteceu, pelo contrário a gente só trabalhava 3 meses e outros 3 não trabalhava, cortaram o projeto pela metade, não deram ajuda, quando vinha cesta era atrasado por semanas? comenta Rosinele

A participante do projeto Estrela do Mar fala de como o projeto foi extinto e o impacto que o encerramento das atividades causaram na comunidade:

?Depois de cortarem o projeto pela metade o prefeito mudou o nome para Maré Boa, e dai ficou pior ainda, nem o lixo do barracão eles coletavam, foi de mal a pior até acabar o projeto e agora a gente não tem nada. Faz muita falta, a praia tá suja, a cesta faz falta, o barracão tá cheio, temos esperança que com a volta da Prefeita Lilian ao poder o projeto volte também? diz Rosinele

Rosilene fala da necessidade de retomada do Projeto Estrela do Mar como era no início:

?Quando voltar vai ser muito bom, muito bom mesmo, a praia vai ficar limpa e as trilhas também, e as pessoas precisam também porque essa cesta ajuda, com a pandemia ficou ruim o serviço e agora está proibida e pesca do camarão, então quando voltar vai ser maravilhoso, uma bênção?

Vanida Dias, responsável pela pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável comenta que auxiliou na elaboração do projeto  em 2015, que o mesmo passou por mudanças no decorrer dos anos e com a troca de governos, Vanilda anuncia novas mudanças de ampliação do Estrela do Mar.

?No início o Projeto de Educação Ambiental Estrela do Mar, era voltado para comunidades insulares e durante o ano todo, hoje temos o bairro Cerquinho e Costão na Sede do Muncípio que tem orla marítima da qual já foram retirados muito lixo. As comunidades do Itaqui, Tagaçaba e outras também desempenham um papel fundamental na limpeza no entorno do mar, rios e mangues. A Prefeitura já iniciou o estudo de viabilidade de estender este projeto até estas comunidades? diz Vanilda

A Prefeitura de Guaraqueçaba inicia esta semana o levantamento das mulheres que participarão do projeto Estrela do Mar, e informa que não há a necessidade das munícipes se deslocarem até a Sede pois a equipe técnica das Secretarias irão até as comunidades.

Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista:  Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)