Saúde - Domingo, 09 de Maio de 2021

Mães Guaraqueçabanas

Uma homenagem da Prefeitura de Guaraqueçaba pelo dia das mães.

Mães Guaraqueçabanas

Assista o vídeo ao final da matéria.

A Prefeitura de Guaraqueçaba por meio de sua Secretaria Municipal de Ação Social e Criança, Adolescente e Assuntos da Familia, realizou na semana de 3 a 9 de maio uma série de vídeos mostrando os desafios e satisfações de ser mãe neste paraíso isolado.

A Secretária Municipal responsável pela pasta da Ação Social, Jeiciane de Camargo (Anne) visitou algumas mães guaraqueçabanas, que em uma conversa despojada e descontraída, relataram um pouco de sua experiência de vida.

Dentre as entrevistadas estão Aline Reded que foi mãe aos 12 anos de idade, Rosa Leopoldino mãe e pescadora, Regina Reded que sustenta seu filhos fazendo roçadas, Analina a mãe guaraqueçabana centenária,  Márcia Patrício mãe e enfermeira e Lilian Ramos Narloch mãe, filha e prefeita de Guaraqueçaba. A série encerra com um vídeo emocionante que será exibido ao final desta matéria.

A Secretária Jeiciane de Camargo comenta sobre sua experiência com o projeto e o impacto causado por cada relato gravado durante as visitas:

?Não imaginava que elas ficariam tão lisongeadas com a homenagem, não apenas como mães, mas também valorizadas enquanto mulheres que tem uma história singular.  Foi um diferencial na vida de todos os participantes, desde os servidores envolvidos no projeto ?Mãe Guaraqueçabana? até cada expectador, em especial na minha vida como profissional, como mulher e como mãe de quatro filhos.? Diz Jeiciane

Jeiciane fala ainda sobre a surpresa com a repercussão da série:

?Assim que o primeiro episódio foi ao ar, começamos a receber diversas ligações e mensagens de pessoas indicando mães a serem entrevistadas por suas histórias de vida, mães de comunidades insulares, rurais e da sede, infelizmente o curto prazo e a enorme logística que estas ações demandam, não nos permitiram visitar todas elas, mas tão logo passe essa pandemia iniciaremos novos projetos a elas dedicado. Essas tantas histórias não podem deixar de ser contadas.? Completa a Secretária

A Prefeitura de Guaraqueçaba entende que estamos em um momento difícil devido a Pandemia e se solidariza com as mães que não podem nesse momento estar perto de seus filhos e os filhos que não podem abraçar e homenagear suas mães.

Nesse dia especial desejamos à todos um feliz dia das mães.

A Prefeitura informa que foram tomadas todas as medidas de segurança e normas de enfrentamento ao coronavírus durante as gravações.

Clique aqui e acesse a página de facebook da Secretaria de AçãoSocial de Guaraqueçaba, não esqueça de deixar seu comentário, curtir ecompartilhar.

Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

Por nossa terra. Por nosso povo!