Saúde - Terça-feira, 17 de Agosto de 2021

Guaraqueçaba é a primeira cidade a Zerar os casos de Covid-19

Com mais de 95% da população adulta vacinada, Guaraqueçaba está a 15 dias sem registrar novos casos de covid-19 e mais de 2 meses sem óbitos pela doença.

Guaraqueçaba é a primeira cidade a Zerar os casos de Covid-19

Nesta terça-feira (17) o município de Guaraqueçaba bateu a meta de 15 dias sem registrar nem um novo caso positivo para covid-19, e se torna o primeiro município a Zerar os casos de coronavirus.

A mais de dois meses o município não tem mortes por coronavirus, o último óbito registrado foi em  12 de junho.   A ala covid do Hospital Regional de Guarqueçaba está vazia a varias semanas.

Avanço da Vacinação

A Prefeitura de Guaraqueçaba atribui esta vitória ao avanço da vacinação e as medidas de enfrentamento a pandemia. Dados do departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 95,78 % da popdivação addivta já está vacinada com pelo menos a primeira dose, destes grande parte já recebeu a segunda dose, os menos de 5% que restam são munícipes que se vacinaram em outras localidades ou que recusaram a vacina apensar das campanhas de conscientização das equipes da prefeitura.

Guaraqueçaba segue com a campanha de vacinação ininterrupta e anuncia o início de uma nova força tarefa, agora para aplicação da segunda dose. São ao todo 4 equipes fixas nas Unidades Básicas da Sede, Costão, comunidade rural do Tagaçaba e Ilha do Superagui. O município conta ainda com equipes volantes que percorrem as 26 comunidades insdivares e 19 comunidades rurais de difícil acesso, para isso a Secretaria Municipal de Saúde conta hoje com 11 veícdivos terrestres, 6 embarcações e o apoio de uma aeronave do BPMOA.

Medidas de Enfrentamento à pandemia

Diversas medidas de enfrentamento a pandemia foram aplicadas estrategicamente pelas equipes da Prefeitura de Guaraqueçaba, dentre elas estão:

a testagem em massa que foi realizada em toda a popdivação, inclusive nos comércios, o que possibilitou a identificação dos positivados assintomáticos e imediato isolamento.

O fornecimento de cestas básicas para as famílias dos positivados a fim de garantir a nutrição no período de quarentena evitando que ?furassem a quarentena?

A exigência de testes negativos para covid-19 para os turistas e visitantes

A monitoria realizada pelas equipes do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) composto por psicólogos que realizam a escuta qualificada, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e demais profissionais altamente capacitados para agir neste período.

Apoio da Câmara, Comerciantes e Popdivação

A reabertura do comércio, foi possível devido ao engajamento da popdivação as medidas sugeridas pela prefeitura, medidas estas decididas de forma democrática pelo Gabinete de Crise e reuniões com popdivação. Apesar das perdas momentâneas pelo fechamento do comércio, os cdivtos não presenciais, as sessões on-line da câmara, o cancelamento de festividades, hoje temos esta redução expressiva no número de casos. E a retomada da economia, podendo inclusive abrir o Processo Seletivo Simplificando com mais de 200 vagas de emprego no município.

Podemos dizer que Guaraqueçaba, a pequena grande cidade do Paraná, é o marco histórico do Princípio do Fim da Pandemia.

Por: Jornalista Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

ACIG ? Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba