O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Guaraqueçaba, sábado, 23 de novembro de 2024 (41) 3482-1280
Atendimento: 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
As festividades religiosas iniciaram em 13 de agosto com encerramento no domingo (22)
O final de semana dos dias 21 e 22 de agosto foi agitado na comunidade de Ilha Rasa, dentro do calendário litúrgico da igreja católica no dia 15 de agosto é comemorado o dia da Assunção de Maria ao Céu, porém, na comunidade o evento é realizado uma semana após, este ano especificamente a festividade aconteceu neste final de semana do dia 21.
A programação
O tempo novenário iniciou no dia 13 de agosto após três meses de preparo com reuniões para planejar as honrarias que além das novenas, contaram ainda com as missas celebradas pelo padre Eliel de Paranaguá, apresentação das crianças da catequese, do grupo de jovens JUNAC da comunidade, do grupo de terço das mulheres Rosas de Maria e grupo de terço dos homens Servos de Maria.
Na noite de sábado houve uma linda procissão em honra a Assunção de Maria ao Céu, onde participaram moradores da Ilha, familiares de outras localidades, munícipes do continente e demais ilhas, romeiros e a presença ilustre da prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch.
Expectativas superadas
Segundo Oromar Cordeiro Barbosa, morador da ilha e organizador do evento, a expectativa era de realizar uma festividade mais reservada, com poucas pessoas, e, apesar do número de participantes ser muito maior do que o esperado, tudo ocorreu bem e com segurança, uma vez que o município de Guaraqueçaba já está com a vacinação avançada e sem casos de covid-19 registrados a mais de 15 dias. Além disso, segundo Oromar, todos os cuidados de prevenção ao coronavirus foram mantidos, tais como o uso de máscaras e a disponibilização de álccol em gel.
?As pessoas foram recebidas com hospitalidade, cuidamos para preservar a saúde de cada um. Para nós da comunidade é uma alegria, porque a festa da padroeira é um tradição de muitas décadas e vai passando de geração em geração. O objetivo e difundir a fé da comunidade e dos devotos, divulgar o turismo religiosa e também é o momento de encontro dos amigos e familiares.? Fala Oromar
A alegria do reencontro com o fim do isolamento
Oromar fala da alegria que é poder retomar as atividades após dois anos de pandemia e isolamento social:
?É com grande alegria e em nome da comissão da igreja, gostaria de agradecer a todos que de modo direta ou indiretamente colaboram todos os anos para a realização da festividade da padroeira, os últimos anos foram diferentes devido a pandemia, mas agora com grande parte da população já vacinada podemos retomar as atividades, mantendo é claro, as medidas de segurança.? Conclui Orormar
A Prefeitura de Guaraqueçaba parabeniza a comunidade de Ilha Rasa, e considera que eventos como este são de suma importância para que nossa cultura e turismo sejam difundido, tanto no tocante a religiosidade como a gastronomia, o artesanato, nossas belezas naturais e o que há de melhor em Guaraqueçaba que é a receptividade e o carinho do povo Guaraqueçabano.
ACIG - Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba
Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)
Prefeitura de Guaraqueçaba
Por nossa terra. Por nosso Povo!
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30
Versão do sistema: 2.0.0 - 22/11/2024
Portal atualizado em: 19/11/2024 17:08:00