.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30

Saúde - Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Da crise ao crescimento

?As empresas que souberam se reinventar tiveram um crescimento exponencial mesmo em meio ao cenário atual?, afirma consultora empresarial


Da crise ao crescimento

Desde março de 2020 muita coisa mudou no mundo todo, começamos a enfrentar uma crise mundial de saúde pública que acarretou em problemas econômicos e elevou o índice de desemprego. Em meio à tantos ?abre e fecha? das empresas, grandes corporações precisaram fazer cortes de pessoas para enfrentar a crise.

Na última pesquisa realizada pelo IBGE, o Instituto mostra que temos a maior taxa de desemprego da história do Instituto de Pesquisa, com 14,761 milhões de desempregados em junho de 2021.

Mas em meio à este cenário caótico, alguns setores apresentam desenvolvimento. É possível perceber que empresas na área de tecnologia, por exemplo, tiveram um crescimento exponencial durante a pandemia e estão inclusive gerando oportunidades de emprego.

Outros setores apresentaram crescimento e consequente oferta de emprego, sendo o setor de arquitetura e design o que mais cresceu durante a pandemia.

Além disso, uma pesquisa da Serasa Experian apontou que mais de 64 mil microempreendedores individuais (MEI) precisaram mudar a natureza jurídica da empresa em 2020 (para EIRELI ou LTDA), pois ultrapassaram o limite de faturamento de R$ 81.000,00 (oitenta e um mil reais) por ano.

Seria o empreendedorismo a melhor saída para conquistar a tão sonhada liberdade financeira?

Para entender este novo cenário conversamos com a Dra. Fernanda Fressato, que é consultora empresarial e já atendeu dezenas de empresas em todo o Brasil.

Boa tarde Dra.! A Sra. percebeu este crescimento nas pequenas empresas durante a pandemia?

Fernanda ? Boa tarde Elaine. Certamente. Durante a pandemia ficou muito claro que os empreendedores que souberam se reinventar, não só conseguiram driblar a crise econômica, decorrente da pandemia, como também tiveram um crescimento nos seus negócios.

E por que a Sra. acredita que isso aconteceu principalmente com as pequenas empresas?

Fernanda ? Em razão do baixo custo fixo. Se analisarmos as grandes lojas, por exemplo, principalmente aquelas que estão estabelecidas em shopping centers, o custo de operação do negócio é alto e a maior parte da receita vem dos consumidores que vão até o local para fazer suas compras. Diferente do pequeno empreendedor, que não tinha um custo de operação tão elevado e muitas vezes já usava canais como Whatsapp e grupos do Facebook para fazer vendas. As empresas que souberam se reinventar tiveram um crescimento exponencial mesmo em meio ao cenário atual, especialmente aquelas que usaram o digital como um grande aliado.

Ainda dá tempo para o empresário que está tendo dificuldades com o momento atual se reinventar e ter crescimento ainda esse ano?

Fernanda ? Com toda a certeza. Eu sempre falo para os empresários que presto consultoria que começar um negócio é igual plantar uma árvore. O melhor momento para plantar uma árvore no seu quintal foi há 20 anos e o segundo melhor momento é hoje. Começar um negócio ou se reinventar, dentro da sua empresa, é exatamente igual. O melhor momento para começar um negócio foi há 20 anos, o segundo melhor momento é hoje. Sempre dá tempo de se reinventar e quem sabe até pivotar. O digital nos trouxe um universo de oportunidades nas palmas das nossas mãos. As mídias sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) são a oportunidade para pequenas empresas crescerem com um custo extremamente baixo, basta querer aprender.

Sra. acredita que todo mundo pode empreender?

Fernanda ? Qualquer um pode empreender, mas empreender não é para todo mundo. Eu digo isso porque, assim como andar de bicileta ou aprender uma profissão, empreender é exatamente a mesma coisa! A diferença é que você precisa de conhecimento sobre gestão, marketing e vendas para ter um negócio de sucesso e este conhecimento pode ser adquirido facilmente através de cursos, mentorias e até mesmo livros na área. Mas empreender não é para todo mundo porque nem todo mundo se adapta a uma rotina sem chefes, onde você precisa organizar suas tarefas, a sua única cobrança é o seu próprio resultado (não tem ninguém, como um chefe, para cobrar tarefas cumpridas) e muitas vezes precisará trabalhar muito mais de 8 horas por dia. Um negócio é como um filho, se ele precisa de você, você precisa estar ali, principalmente nos primeiros anos de vida da sua empresa.

Para encerrarmos Dra., o empreendedorismo pode trazer a tão sonhada liberdade financeira?

Fernanda ? Certamente. Acredito que o empreendedorismo é a única forma de trazer a liberdade financeira, pois como empresário você não tem um teto salarial, muito pelo contrário, a sua remuneração depende exclusivamente do seu esforço e da sua capacidade de pensar estrategicamente no negócio, porque nem sempre quem mais se esforça terá a empresa mais bem-sucedida, a estratégia é o principal componente dentro de um negócio de sucesso. Esforço sem direção não leva a lugar nenhum.

 

Panorama empresarial em Guaraqueçaba

O Departamento de Tributação da Prefeitura de Guaraqueçaba observou um aumento no número de registros de CNPJ no município, atualmente são 371 pessoas jurídicas cadastradas no sistema , o que mostra que muitos Guaraqueçabanos fazem parte da parcela dos que se reinventaram durante a pandemia. Considerando a importância de dar suporte a esta parcela da população, a prefeita Lilian Ramos Narloch vem buscando parcerias que já resultaram em Acordos de Cooperação Técnica com entidades como SEBRAE, INSS, INCRA e outros órgãos que em breve estarão atendendo no Espaço Cidadão que está sendo construído na sede do município.

Para falar sobre o impacto deste projeto no setor, conversamos com Rodrigo Soares Castro que é graduado em Administração e em Ciências Contábeis, com especialização em Contabilidade Pública pela Universidade Federal do Paraná, também fundador da Kohen, startup do setor contábil que ajuda as empresas e profissionais liberais a reduzirem seus impostos e a terem mais lucro.

Nessa gestão, ele atua como Assessor de Orçamento e Projetos, cargo estratégico junto a secretaria de planejamento e projetos, ao qual dentre as suas atribuições, esta responsável pela Sala do Empreendedor. Nas palavras de Rodrigo Castro: 

?A ideia de reunir todos os órgãos municipais, envolvidos no atendimento às empresas no mesmo espaço, facilita o dia a dia dos empreendedores, pois, a adoção dessas medidas simplificam o atendimento aos pequenos negócios como está previsto no artigo 179 da nossa Constituição Federal, onde determina que os entes federados, entre eles a nossa Prefeitura, proporcionem às microempresas e às empresas de pequeno porte tratamento jurídico diferenciado, no intuito de incentivá-las pela simplificação de suas obrigações?. Diz Rodrigo

 

Palavras da Secretaria 

"Quando falamo em crise ou crescimento econômico temos que entender que o assunto engloba desde a economia doméstica até as grandes empresas e as instituições públicas.  A Prefeitura de Guaraqueçaba vem acompanhando as notícias e observando esta questão tanto da crise quanto do crescimento econômico no cenário mundial, nacional e local. Pensando nisso em março deste ano, logo no início da gestão, nossas equipes da Secretaria de Finanças, junto com a prefeita Lilian, lançamos o REFIS que é um excelente projeto de Recuperação Fiscal. Hoje  temos ainda  as equipes das demais secretarias municipais que estão empenhadas em traçar planos de metas e ações que resultem no sucesso individual e coletivo para que tenhamos uma população próspera e independente em Guaraqueçaba." Diz a Secretaria de Finanças, Sra Jeisimar de Camargo

 

ACIG - Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

 

Prefeitura de Guaraqueçaba

Por nossa terra. Por nosso Povo!

289 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.