Saúde - Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021

01 de outubro - dia do vereador

Uma homenagem da Prefeitura de Guaraqueçaba aos nobres edis

No dia 01 de outubro é comemorado o dia Nacional do Vereador e a Prefeitura de Guaraqueçaba homenageia aqui estes nobres edis que legislam com coletividade e transparência em prol de nosso município.

Os primeiros vereadores de Guaraqueçaba

O povoado de Guaraqueçaba foi elevado a município em 11 de março de 1880 e os  empossados em 25 de dezembro desse ano foram os vereadores Luis Ramos Figueira, Manoel Leandro da Costa, Antônio Manoel Batista, Manoel Pinto Cordeiro, Antônio Gomes Ferreira, Ildefonso Ferreira Silva e Manoel Basílio de Miranda.

O ancião

O vereador com maior tempo de casa foi Abelardo Sarubbi com 8 mandatos que totalizam 32 anos representando o povo guaraqueçabano. Abelardo Sarubbi ganhou sua primeira eleição em 1989 com 99 votos pelo PMDB e concluiu seu último mandato em dezembro de 2020 aos 73 anos de idade pelo PTB.

O mais jovem

Julhardy Costa Arruda foi o vereador mais jovem de Guaraqueçaba, o edil venceu sua primeira eleição em 2016 com 340 pelo PSDB, aos 22 anos foi empossado o vereador e presidente da Câmara mais jovem da história. Por duas vezes consecutivas foi o segundo vereador mais votado, foram 282 votos pelo PROS. Atualmente com apenas 27 anos de idade o Vereador Julhardy Arruda ocupa a vice presidência da câmara municipal.

Outros vereadores tomaram posse ainda muito jovens, tais como, Frederico Reded, Samuel do Carmo, Josias França, José Maria Filho entre outros

O mais votado

Com 512 votos, nas eleições de 2016   Alcendino Ferreira Barbosa (Thuca da Saúde, PSDB) foi o vereador mais votado da história de Guaraqueçaba, a expressividade nas urnas repetiu-se nas eleições de 2020 com 302 votos pelo mesmo partido. Tchuca licenciou-se da Câmara Municipal para ocupar o cargo de Secretário Municipal de Saúde na gestão 2021-2024, dando vacância a suplente, Vereadora Adriana Pedro Cardoso (Adriana do Costão - PSDB) eleita com 144 votos.

Uma situação parecida ocorreu em 1977 quando o vereador João Amadeu Alvez eleito com 97 votos pelo partido ARENA, assumiu a Secretaria Municipal entregando seu mandato para o suplente Eraldo Manoel do Nascimento (ARENA, 77 votos).

Representatividade feminina.

A primeira mulher a ter uma votação expressiva nas urnas de Guaraqueçaba foi Maria Graça Yancóski com 155 votos pelo PDS.

A primeira vereadora a assumir a presidência da Câmara de Vereadores foi a Nair Siqueira da comunidade do Serra Negra.

Nas eleições de 2020 o cenário do poder legislativo guaraqueçabano ficou mais "cor-de-rosa". Com a eleição das vereadoras Nair da Siqueira (MDB), Luciane Teixeira Pereira (PSD, 108 votos) e Adriana Pedro Cardoso (PSDB), a Câmara Municipal de Guaraqueçaba passou a ter 30% das cadeiras ocupadas por mulheres que se tornaram uma inspiração para as demais.

Gestão 2021-2024

Atualmente a Câmara Municipal é composta por 9 vereadores e vereadoras que representam as comunidades rurais, insulares e sede do município. São eles

Oseias Inácio (Oséias do Itaqui ,PSC) atual presidente da Cãmara

Julhardy Costa Arruda (Julhardy filho do Barriga, PROS) atual vice presidente da Câmara

Luciane Teixeira Pereira (PSD), primeira secretária

Ivan França (Ivan do Superagui, PP) segundo secretário

Gustavo Xavier (Gustavo da Ilha das Peças, PTB), lider do governo

Nair da Siqueira (Dona Nair do Serra Negra, MDB)

Adriana Cardoso (Adriana do Costão, PSDB)

Júlio (Juca do Esporte, PSB)

Marcos Dias (Marquinhos do Ivori do Tagaçaba, MDB),

Palavras da Prefeita

?Nesse dia especial eu gostaria de agradecer à todos os vereadores e vereadoras que fizeram e fazem parte da história da Câmara de Guaraqueçaba, creio que a tripartição dos poderes na Constituição Brasileira nos ensina que nenhum poder está sobre o outro, legislativo, executivo e judiciário caminham lado a lado para o bem do povo. Isso se cumpre fielmente aqui em Guaraqueçaba quando vemos o bom diálogo que temos entre a prefeitura e a câmara. Meus sinceros parabéns à cada um de vocês que indicam, legislam, fiscalizam e fazem ecoar a voz do povo na casa de leis e trazem as demandas de suas comunidades ao gabinete. Juntos somos fortes? Di a Prefeita Lilian Ramos Narloch

ACIG - Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

Por nossa terra. Por nosso povo!

Sonora