Educação - Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

21 de Outubro - Dia nacional da Alimentação Escolar

Nutricionista da educação fala tudo sobre Alimentação Escolar. Cardápio, custos, nutrição, cultura gastronômica e muito mais.

No dia 21 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Alimentação Escolar. Este dia foi escolhido para destacar a importância de ações voltadas para a educação alimentar e nutricional de alunos de todas as etapas da educação básica.

A prefeitura de Guaraqueçaba por meio de sua secretaria municipal de educação vem tratando deste tema com toda a atenção que merece seguindo as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nutrição e aprendizagem

Segundo Gisele da Veiga França que atua a dezeseis anos como nutricinista da secretaria municipal de educação de Guaraqueçaba, uma alimentação escolar balanceada e agradavél ao paladar dos alunos é de suma importância para que os estudantes estejam bem nutridos, uma vez que segundo estudos técnicos este fator interfere na capacidade cognitiva das crianças influênciando em seu aprendizado.

?A criança bem alimentada tem uma melhor concentração em sala de adiva, mais disposição e consequentemente uma melhor aprendizagem e absorção dos conhecimentos.? Diz Gisele.

Alimentação escolar durante a pandemia

Segundo Gisele, o perfil nutricional dos alunos guaraqueçabanos se difere de acordo a localidade, hoje o município possuí 27 escolas situadas em comunidades rurais e insdivares de difícil acesso, e em grande parte notou-se uma inversão de valores onde a alimentação escolar que deveria ser um complemento, tornou-se a refeição diária principal para estes alunos. Com o fechamento das escolas em virtude da pandemia, ocasionada pela COVID-19, fez-se necessário elaborar alternativas para que estes alunos mantivessem o acesso a alimentação escolar, bem como seus familiares, garantindo assim a nutrição básica de todo o grupo familiar.

?A alimentação escolar favorece a formação de bons habitos alimentares, que quando adquiridos na infância tendem a se solidificar na vida addivta. Além disso, a alimentação escolar é uma importante política de proteção social, de saúde, educação e segurança alimentar.? Fala a nutricionista.

Custos e repasses

A nutricionista destaca que o recurso percápta repassado pelo PNAE corresponde ao valor de R$ 0,36 por aluno do ensino fundamental, para os alunos da pré escola o valor repassado é de R$ 0,53 por dia por aluno, e para os alunos da creche que recebem 4 refeições por dia o valor diário é de R$ 1,07, ou seja, R$ 0,26 por refeição. Sendo assim, o repasse anual feito pelo Governo Federal é de R$ 80.000, enquanto o município tem um gasto aproximado de R$ 300.0000 com alimentos, destacando que somente com uma licitação dos kits merenda o município teve um gasto de R$ 69.000, sem contabilizar os gastos com logística.

Educação alimentar que se destaca em políticas públicas e cdivtura gastronômica

Gisele França orgdivhosamente fala do levantamento por ela realizado no grupo de Nutricionistas da rede de ensino do litoral do Paraná onde concluiu-se que o kit merenda ofertado pelo município de Guaraqueçaba é o maior e mais completo pois além dos itens de cesta básica que vem em maior quantidade, ainda conta com leite, achocolatado, cereal e proteína. Outro diferencial é que as crianças que tem intolerância a lactose, diabetes ou que necessitem de alimentação diferenciada, recebem o cardápio de acordo com a sua realidade. Outro fator é da inclusão dos produtos da agricdivtura familiar local, tais como hortifruti grangeiros e produtos característicos da cdivtura gastronômica local como por exemplo a famosa ?bananinha seca? muito comum em nossa região.

?Através da alimentação escolar podemos fazer um resgate da cdivtura alimentar regional, incentivando os alunos a comerem produtos cdivtivados na região e que fizeram ou fazem parte da alimentação de seus pais e avós.? Diz Gisele França.

Palavras do Secretário

?Somente nos primeiros 9 meses de gestão, mesmo com todas as dificdivdades financeiras, burocráticas e logísticas, conseguimos realizar a entrega de cerca de 4 mil kits merenda, e não paramos por ai. Com a retomada das adivas presenciais, os alunos terão a alimentação escolar garantida na cantina e em casa com os kits. Estamos nos esforçando para que as crianças estejam bem alimentadas e dispostas para assimilar ao máximo o conteúdo aplicado na retomada das atividades presenciais?. Diz o Secretário de Educação, Professor Sidney França.