Educação - Terça-feira, 26 de Outubro de 2021

Mulheres Guaraqueçabanas serão atendidas pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher no SESC Panaguá

Agendamentos e translado serão realizados pela Secretaria Municipal de Saúde

Nesta terça-feira (26) a Prefeita Lilian Ramos Narloch esteve com representantes da secretaria municipal de saúde, representantes do legislativo municipal e mulheres Guaraqueçabanas em um evento sole celebrando a assinatura do convênio entre o Sesc PR com a Prefeitura de Guaraqueçaba.

O evento foi de lançamento da Carreta ?Unidade Móvel de Saúde da Mulher?, instalada no Sesc Paranaguá situado na Rua Domingos Peneda, 947, Estradinha, a previsão é de que sejam atendidas cerca de 400 a 500 mulheres de Guaraqueçaba que serão transladadas de barco até Paranaguá, diariamente até o dia 26 de novembro

Serviços Prestados

Dentre os serviço ofertados gratuitamente estão, os exames (citopatolológicos) preventivos de Colo de Útero para mulheres de 25 a 64 anos, e exames preventivos de Câncer de Mama (mamografias) ofertadas para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, todas com agendamento prévio a ser realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba.

Guaraqueçaba é contemplada pela primeira vez desde 2017

A previsão era de que a Carreta (Unidade Móvel de Saúde) chegasse até a Sede do Município de Guaraqueçaba na segunda semana de outubro, porém as más condições da PR-405 impediram o tráfego do veículo equipado. A alternativa foi fixar a Unidade em Paranaguá e transladar as mulheres para realizar os exames, deste modo ninguém ficaria de fora desta rica oportunidade uma vez que é a primeira vez que Guaraqueçaba é contemplada com esta ação desde que o projeto foi fundado em 2017

Desde seu Lançamento a Unidade Móvel de Saúde da Mulher já atendeu a população de 32 municípios, ao total foram 7.331 mamografias, sendo que 96 exames (1,31%) obtiveram resultados com indício de câncer. Outros 6.834 exames citopatológicos também foram realizados, sendo que 43 exames (0,63%) obtiveram resultados com indício de câncer e em 1.058 (15,5%) foram identificadas patologias não cancerígenas que foram encaminhadas para tratamento pelo médico de cada município. Quanto às atividades de Educação em Saúde, foram realizadas até o momento 573 ações educativas, contemplando 15.647 pessoas.

O programa

A Unidade Móvel Saúde Mulher é uma resposta estratégica do Sesc Nacional à elevada incidência de Câncer de Mama e de Colo de Útero no país, e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde. A Unidade facilita o acesso aos exames de rastreamento com objetivo de identificação precoce das doenças, propiciando o diagnóstico na fase inicial, antes de quaisquer sinais e sintomas, simplificando o tratamento e promovendo maior qualidade de vida à população.

O Sesc configura-se hoje como a maior rede privada de assistência à saúde da mulher e prevenção ao Câncer de Mama e de Colo do Útero do Brasil. Ao todo são 25 unidades móveis pelo Brasil, em 22 estados do país.

Para promover o diagnóstico de melhor qualidade e a continuidade na realização de exames complementares e de tratamento gratuito, o Sesc tem parceria com o Hospital de Amor (Barretos ? SP) e com o Hospital Erasto Gaertner (Curitiba ? PR), referências nacionais no diagnóstico e tratamento da doença.

Com equipamentos de ponta, a estrutura interna da unidade Móvel Saúde Mulher consiste em consultório para realização de exames cito patológicos, sala equipada com mamógrafo digital e banheiro. Conta também com equipamentos multimídia e macro modelos para realização de ações de educação em saúde com escolas e com as comunidades de Guaraqueçaba.

Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

Com informações de SESC-PR

Por nossa terra. Por nosso povo.