Assuntos Jurídicos - Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021

Encontro sobre Governança Pública e Controle Interno reúne representantes do Executivo e Legislativo de Guaraqueçaba

O objetivo é partilhar informações e estimular a cooperação e integração para uma gestão cada dia melhor

Galeria de Imagens ao final da matéria. (fotos de Assessoria de Imprensa de Guaraqueçaba)

Na manhã desta quarta-feira (17) representantes do poder executivo e legislativo municipal compareceram ao encontro sobre Governança Pública e Controle Interno. O evento realizado pela Prefeitura de Guaraqueçaba teve como palestrante o Advogado Dr. Caio Alexandro Lopes Kaiel que explanou cada tópico da palestra de forma clara e objetiva com a participação ativa dos presentes, a atuação do advogado e dos participantes, aliada a  bela paisagem da Bahia de Guaraqueçaba formaram um ambiente propício para que assuntos de extrema importância pudessem ser tratados com leveza e descontração.

Controle Interno e Externo

O encontro deixou clara a atuação do poder legislativo no controle externo enquanto a controladoria interna não se resume a figura do controlador do município mas num conjunto de ações e reflexões avaliativas que impactam no direcionamento das ações públicas.

Dr. Caio Kaiel enfatizou a importância da ouvidoria e dos apontamentos da população, segundo ele, a ouvidoria recebe e as informações e comunica ao controle interno, a população é quem pode trazer com propriedade as demandas das comunidades e dar o feedback das ações realizadas pois tem vivência da situação.

Governança Pública

Segundo o Advogado Caio Kaiel, tão importante quando governança é eleger prioridades que são avaliadas por meio de diálogos entre legislativo e executivo, a aplicação correta dos recursos e outros fatores. Ele destacou a importância de cada secretaria municipal produzir um relatório de gestão anual com o balanço das ações que não trouxeram os resultados desejados, as satisfatórias e as que superaram as expectativas.

A Prefeita Lilian Ramos que esteve presente desde o início do evento, ressaltou a importância de todos os agentes da gestão pública.

? As governanças e políticas públicas são para todos. Hoje estou gestora amanhã continuarei sendo usuária do sistema. Todo servidor é parte da gestão pública e estes não são avaliados pela sua religião, cor de sua pele, opções ou ideologias mas por sua qualificação e comprometimento com a gestão. A busca por capacitação e aperfeiçoamento são fatores que mostram comprometimento.? Diz Lilian

Gestão Participativa

O Servidor Luciano Vidal Barbosa falou sobre a importância das lideranças comunitárias

?Assim como o Governador do Estado se reúne com os representantes da AMLIPA que tem um representante de cada município, é importante que cada comunidade tenha sua representatividade por meio de uma liderança comunitária e estabelecer comunicação periódica por meio de reunião com estas.? diz Luciano

Já a prefeita Lilian Ramos comenta que este é um dos sonhos da gestão.

?É um sonho que estamos aos poucos tornando realidade, a grande dificuldade encontrada é a rivalidade de famílias tradicionais de cada região, dividindo as comunidades em grupos distintos onde o grupo A não aceita a liderança do grupo B. É muito bom que haja formas de pensar diferente e discussões sobre determinados assuntos, mas é necessário que haja um consenso quando se trata de ações nas comunidades, em várias delas já conseguimos alinhar isso. Acreditamos que colocar a liderança comunitária não como alguém que decide pela comunidade mas como um canal de comunicação entre a comunidade e a gestão, teremos ainda mais sucesso.? Comenta a Prefeita

A presença da prefeita nas comunidades

Rotineiramente a prefeita Lilian Ramos fala de seu desejo de estar mais presente nas comunidades, de estar perto de seu povo e conversar pessoalmente com eles em suas comunidades, porém como chefe do Executivo a agenda é cheia e entre reuniões, documentos, e demais tarefas, fica quase impossível se ausentar do gabinete, mas na medida do possível tem realizado visitas ?in loco? como frequentemente noticiado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa do Município.

Dr Caio por sua vez, apresenta alternativas que viabilizem a customização da agenda da prefeita com o apoio de assessores e do secretariado.

"Existe uma coisa que falo para muitos prefeitos há tempos que é Prefeito tem que prefeitar. Não pode ficar atrás da mesa, ele precisa de uma equipe que trate dos assuntos internos para que possa sair do gabinete e estar presentes nas comunidades". Enfatiza o palestrante

Expectativa de uma mais palestras e encontros

Os participantes qualificaram a palestra como ?muito esclarecedora e produtiva?. Estima-se que a segunda edição ocorra no mês de dezembro com a participação de todos os vereadores, a equipe de secretários municipais, bem como assessores e demais agentes da gestão municipal.

A Prefeita Lilian Ramos anunciou o Curso de Licitação que ocorrerá nos próximos dias, onde os secretários e funcionários de departamentos envolvidos em todo o processo licitatórios terão um treinamento qualificado sobre as novas regras que envolvem este importante tema.

ACIG - Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Por nossa terra. Por nosso povo!