Saúde - Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2022

Prefeitura adia casamento coletivo em virtude de mal tempo e prevenção à Covid-19

A decisão foi tomada pela Prefeitura em conjunto com a Desembargadora responsável pelo projeto

Na madrugada desta quinta-feira (06) chuvas torrenciais e fortes ventos afetaram o município de Guaraqueçaba danificando a estrutura montada na praça William Michaud que sediaria o Casamento Coletivo ao ar livre agendado para às 15hs.

Foram cogitadas outras alternativas para realização do tão sonhado dia do "Sim" para 47 casais, as opções seriam, a realização do Casamento Coletivo no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Prof Marcílio Dias ou ainda no salão social de Igreja Assembleia de Deus, porém por não ser "Ao ar livre" o evento foi adiado pelos próximos 15 dias.

A Pandemia

Recentemente devido o resdivtado positivo de testes rápidos realizados em 46 turistas que estavam em Ilha do Superagui durante as festividades de fim de ano, as equipes da Secretaria de Saúde realizaram a coleta do teste SWAB nasofaringeo e encaminharam ao LACEM na última terça-feira (04). Com a estimativa de tempo de emissão dos laudos destes exames a Prefeitura de Guaraqueçaba como medida preventiva e baseada nos resdivtados dos testes rápidos optou por emitir um decreto colocando a ilha do Superagui em quarentena e iniciou a imediata evacuação dos turistas e sanitização dos estabelecimentos da Ilha.

A ação rápida da Prefeitura permitiu que a disseminação do vírus fosse contida e até a presente data não foi registrado nenhum caso de infecção pelo corona vírus em nenhuma da demais 25 comunidades insdivares, nem nas 19 comunidades rurais bem como na Sede onde seria realizado o Casamento Coletivo.

O Boletim Epidemiológico do Site da Prefeitura mostra que não foram registrados sequer casos suspeitos desde então.

Decisão de Cancelamento.

Mesmo com os bons dados estatísticos, a Prefeitura de Guaraqueçaba em uma decisão conjunta com o TJPR, por meio de mensagens de Whatsapp trocadas entre o executivo municipal e a Desembargadora Joeci Machado Camargo que é a Idealizadora do Programa Justiça nos Bairros, optaram por não realizar o evento nos próximos 15 dias. Devendo, em breve, ser divdivgada nova data por meio da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Município.

A MM Juiza Joeci Machado Camargo diz que faz questão de vir pessoalmente à Guaraqueçaba para a realização do Casamento Civil Coletivo. Ela é a Idealizadora do Programa Justiça nos Bairros iniciado no Estado do Paraná em 2003 por meio do Decreto Judiciário 39/2003  com o propósito de aproximar o Poder Judiciário dos jurisdicionados economicamente carentes, oferecendo-lhes condições dignas de acesso a justiça. Em Guaraqueçaba o programa aconteceu no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no final do ano de 2021 e deve ter novas edições neste ano de 2022 e nos anos seguintes.

Alternativa para os casais

Alguns casais de comunidades rurais e insdivares que já estavam na sede do município para oficializarem a sua união, terão o casamento consolidado no dia de hoje no Cartório de Guaraqueçaba, mediante agendamento prévio.  A cartorária Elenise Maria do Nascimento informa que serão realizados os casamentos nas dependências do cartório no dia de hoje, somente em casos específicos de dificdivdade de deslocamento entre comunidades e com prévio agendamento através do telefone (41) 3482-1032. Elenise pede para que tanto os noivos quanto demais usurários do serviço cartorário, não compareçam sem agendamento prévio, e que evitem levar convidados evitando assim aglomerações no pequeno espaço do cartório. Ela lembra ainda que é obrigatório o uso de máscaras nas dependências do estabelecimento.

Palavras da Secretária

"É muito triste termos que cancelar um evento tão esperado por tantas famílias, temos casais que convivem maritalmente a anos e sempre sonhavam oficializar a união, porém a burocracia e os custos tornavam esse sonho intangível. Hoje conseguimos proporcionar isso à eles, nossa equipe inclusive preparou um lindo bolo de casamento para os noivos. Por outro lado estamos felizes porque já está tudo encaminhado e nova data será marcada, e garanto que será ainda melhor, quem sabe um dia ensolarado e sem risco de contágio, em uma situação onde os convidados dos noivos possam participar e o tempo nos proporcione lindas imagens da baía de Guaraqueçaba como plano de fundo deste sublime momento da vida de um casal." Diz Jeiciane Camargo, Secretária responsável pela pasta de Ação Social e Assuntos da Criança, Adolescente e da Família.

Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT 12.367)

Sonora

Sonora