Saúde - Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

Prefeitura inicia tratativas para reabertura da Ilha do Superagui após redução dos casos de Covid-19

Prefeita Lilian se reúde com equipe técnica, representantes da comunidade e do legislativo municipal

Na manhã desta terça-feira (18) a Prefeita Lilian Ramos recebeu em seu gabinete o Secretário Municipal de Saúde Alcendino Ferreira Barbosa (representando a equipe técnica), o vereador e morador da Ilha do Superagui, Ivan França representando o poder legislativo municipal e o presidente da associação de moradores da Ilha do Superagui, sr. Raimundo Pinheiro Francisco e outros participantes da comunidade e do executivo municipal que opinaram  e registraram o evento.

Decisões conjuntas tomadas de forma consciente

Segundo a prefeita Lilian Ramos já foram realizadas outras reuniões com equipes da Vigilância Sanitária, Procuradoria do Município e diversas outras que tem por objetivo tomar decisões embasadas em fatos concretos e respaldo legal. A prefeita informa que está reunião é muito importante para sejam acertados alguns detalhes e que ainda haverão outras durante a semana para que se possível na sexta-feira (21) já seja redigido novo Decreto Municipal que passará a valer à partir de segunda-feira (24).

Sobre o carnaval

A prefeita Lilian Ramos declara que em virtude dos dados epidemiológicos que lhes foram apresentados e recomendação da equipe da Saúde, por precaução o carnaval será cancelado em Guaraqueçaba. A prefeita lembra que no histórico do município comumente já não são realizados blocos, e desfiles ou festividades em clubes mas que ainda assim serão tomadas medidas para que os turistas venham e se divirtam com segurança.

Medidas de enfrentamento

O Secretário de Saúde Alcendino Ferreira Barbosa comenta sobre algumas das medidas que serão aplicadas para a reabertura da Ilha do Superagui, tais como, a exigência de passaporte vacinal, limitação de 70% da ocupação dos estabelecimentos comerciais, controle do transporte de turistas já nos pontos de embarque de Paranaguá e Guaraqueçaba. Alcendino fala que será solicitado o apoio da Policia Militar do Paraná para assegurar o cumprimento das regras sanitárias e garantir a segurança de todos.

Participação da Comunidade

O Presidente da Associação de moradores, Raimundo Pinheiro Francisco, a reunião foi muito proveitosa e por meio do bom diálogo todas as demandas da comunidade estão sendo atendidas. Ele agradece a prefeitura pelas ações que vem sendo realizadas visando o benefício de todos e não de uma pequena minoria. Raimundo fala que aprenderam muito com a experiência e convida todos à desfrutarem das belezas da Ilha do Superagui agora de forma segura.

Assista o vídeo com as falas da Prefeita, Secretário e Liderança comunitária

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Município