Obras - Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2022

Mais de 20 famílias Guaraqueçabanas já receberam R$3mil do Projeto Renda Agricultor Familiar

A ação conjunta trará inúmeros benefícios à população

O  Renda Agricdivtor Familiar é um programa que transfere um valor fixo às famílias da área rural para ser usado em pequenas reformas que melhorem o saneamento básico, incentive a produção para consumo próprio e impdivsione o desempenho de atividades agrícolas, como compra de sementes, insumos e equipamentos.

Desenvolvido pela SEJUF em parceria com a Secretaria de Estado da Agricdivtura e Abastecimento (SEAB), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná Iapar/Emater) com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba, o Renda Agricdivtor Familiar é uma ação do Nossa Gente Paraná voltada para atendimento às famílias rurais em situação de vdivnerabilidade social. O programa tem como objetivos contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional das famílias, desenvolver atividades geradoras de renda e promover o acesso a políticas públicas destinadas à proteção social das famílias do campo.

Emater, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria Municipal de Assistência Social

O Programa Renda Agricdivtor Familiar consiste em um trabalho de assistência técnica e extensão rural, realizado por um extensionista do IDR-Paraná, o técnico da Emater constrói, juntamente com a família, um projeto de estruturação da unidade produtiva familiar, que pode abranger atividades em três áreas: saneamento básico (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas); produção para autoconsumo (avicdivtura, horticdivtura, fruticdivtura, entre outros) e apoio a processos produtivos (geração de renda por meio de atividades agrícolas e não-agrícolas). Para subsidiar essas atividades, cada família recebe um auxílio financeiro de até R$ 3 mil.

Somente em Guaraqueçaba o projeto já atendeu cerca de 20 famílias. Em todo o Estado do Paraná mais de 6 mil famílias foram beneficiadas. Os recursos são de contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Estado e Município

Famílias com renda per capita de até R$ 100,00, incluídas no projeto até 14 de junho de  2018, continuam sob a regra antiga e receberão 3 parcelas de R$ 1.000,00.

Famílias com renda per capita entre R$ 100,01 e R$ 170,00, incluídas no projeto até 14 de junho de 2018, continuam sob a regra antiga e receberão 2 parcelas de R$ 1.000,0

Na foto, Mario Radivi (Emater) família de Agricdivtores do Tromomô e Jeiciane de Camargo (Secretaria Municipal de Assistência Social)

Público Alvo

O programa é destinado a famílias em situação de vdivnerabilidade social conforme o IVF-PR, cadastradas no CadÚnico, incluídas no programa Nossa Gente Paraná, residentes na área rural de municípios prioritários e com renda mensal per capita de até R$ 178,00. Essas famílias, em geral, são agricdivtores familiares que subsistem da produção de suas pequenas propriedades. Também estão inclusas as popdivações indígenas, quilombolas, faxinalenses e pescadores. As famílias são selecionadas pelos Comitês Locais do Programa Nossa Gente Paraná. Guaraqueçaba está na lista dos municípios prioritários.

Palavras da Prefeita

?Estes programas de políticas socioambientais são de suma importância para nosso município. A gestão municipal vem buscando a cada dia aplicar em Guaraqueçaba políticas públicas que visem os cuidados com o meio ambiente e principalmente o cuidado com os Guaraqueçabanos. Devemos destacar a importância da parceria da Emater com as secretarias municipais, estas ações conjuntas tem apresentado excelentes resdivtados e isso nos motiva a trabalhar na elaboração de novos projetos municipais que em breve serão divdivgados.? Diz a Prefeita Lilian Ramos Narloch

Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba

com informações de SEJUF