Facebook
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

imagens de Elaine Laufer

Atualmente o município de Guaraqueçaba conta com cerca de 60 estágiários atuando em todas as suas secretarias. São estudantes de ensino médio, técnico e universitários que foram contratados via CINEE (Centro de Integração de Estágios para Estudantes).  Além de contribuirem para o município, estes jovens que atuam nas repartições públicas tem uma excelente oportunidade de aprender na prática, com servidores experientes o que lhes é teóricamente passado por professores nas instiuições de ensino.


A porta de entrada para um futuro emprego efetivo

Além de proporcionar o aperfeiçoamento educacional e pessoal, o estágio é o primeiro passo em direção a carreira profissional, muitos estagiários tem um bom desempenho e acabam conquistando um trabalho efetivo posteriormente.


“Como é bom ter seu próprio dinheiro”.

Outro fator importante dos estágios oferecidos pela Prefeitura de Guaraqueçaba é a Bolsa Auxílio onde o estagiário recebe o valor mensal que varia de R$ 600,00 a R$ 1200,00 por mês de acordo com a escolaridade e carga horária. A remuneração é um estímulo para que estes jovens aprendam a administrar seus próprios recursos e criem o desejo de a cada dia conquistar ainda mais sua independência financeira, investirem em sua formação ou até mesmo contribuir para a complementação da renda familiar. 

Guaraqueçaba é o município com o 396o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), grande parte da população é de pescadores e agricultores familiares e muitas vezes esta bolsa auxílio tem uma importância para estas famílias, muito maior do que podemos mensurar.

O estagiário Luan Dos Santos Gonçalves de 17 anos que é estudante do ensino médio, fala da importância do estágio remunerado e suas expectativas.

".. eu sou filho de pescadores e não é fácil, não é sempre que rola o pescado pra vender. Pra mim a importância do estágio é ter uma independência financeira, poder ajudar em casa, ter uma bagagem para a vida. Estou muito feliz, estou agradecido, este é meu primeiro contato com um emprego." Diz Luan


A ocupação e desenvolvimento pessoal

Nos últimos tempos jovens de todo o mundo tem se entregado ao abuso de àlcool e drogas, e, apesar de Guaraqueçaba estar em uma situação de isolamento devido as péssimas condições da PR-405, isso não impediu que as drogas chegassem em nosso município e ceifassem o futuro promissor de muitos de nossos jovens. A cada dia que passa vemos nossa juventude pelas ruas, e praças com olhares sem aquele brilho natural, ouvimos notícias de roubos, vandalismo, vadiagem que até um tempo atrás não se via nessa proporção, e como diz o ditado: “mente vazia é oficina pro diabo”. 

Nesse sentido o estágio traz ocupação e expectativa para nossos jovens, entre a sala de aula e o ambiente de trabalho que enaltece todo ser humano, não sobra muito tempo e espaço para pensamentos e comportamentos destrutivos e nesse sentido o estágio tem um importante papel social.



Palavras da Prefeita

"Nossos jovens encontram-se hoje ociosos e sem oportunidade de emprego no município. Quando a gente cria essa oportunidade de estágio para os jovens a gente dá condições primeiramente de eles se capacitarem, ocuparem o seu tempo e principalmente ter uma renda. Esta renda vai ajudar também na economia doméstica da família e vai fazer com que este jovem tenha dinheiro para comprar o seu tênis, a sua roupa e para ele se manter atento a uma formação de emprego e ocupação. Em Guaraqueçaba foram abertas vagas para 60 jovens que se cadastraram e foram selecionados para hoje estarem trabalhando no município. Isso é um avanço muito grande, é um investimento da gestão em nossos jovens Guaraqueçabanos". Fala a Prefeita Lilian Ramos Narloch



ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS