Facebook
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Galeria de Imagens ao final da matéria. (fotos de Assessoria de Imprensa de Guaraqueçaba)


Na manhã desta quarta-feira (17) representantes do poder executivo e legislativo municipal compareceram ao encontro sobre Governança Pública e Controle Interno. O evento realizado pela Prefeitura de Guaraqueçaba teve como palestrante o Advogado Dr. Caio Alexandro Lopes Kaiel que explanou cada tópico da palestra de forma clara e objetiva com a participação ativa dos presentes, a atuação do advogado e dos participantes, aliada a  bela paisagem da Bahia de Guaraqueçaba formaram um ambiente propício para que assuntos de extrema importância pudessem ser tratados com leveza e descontração.

 


Controle Interno e Externo

O encontro deixou clara a atuação do poder legislativo no controle externo enquanto a controladoria interna não se resume a figura do controlador do município mas num conjunto de ações e reflexões avaliativas que impactam no direcionamento das ações públicas.

Dr. Caio Kaiel enfatizou a importância da ouvidoria e dos apontamentos da população, segundo ele, a ouvidoria recebe e as informações e comunica ao controle interno, a população é quem pode trazer com propriedade as demandas das comunidades e dar o feedback das ações realizadas pois tem vivência da situação.

 

Governança Pública

Segundo o Advogado Caio Kaiel, tão importante quando governança é eleger prioridades que são avaliadas por meio de diálogos entre legislativo e executivo, a aplicação correta dos recursos e outros fatores. Ele destacou a importância de cada secretaria municipal produzir um relatório de gestão anual com o balanço das ações que não trouxeram os resultados desejados, as satisfatórias e as que superaram as expectativas.

 

A Prefeita Lilian Ramos que esteve presente desde o início do evento, ressaltou a importância de todos os agentes da gestão pública.

As governanças e políticas públicas são para todos. Hoje estou gestora amanhã continuarei sendo usuária do sistema. Todo servidor é parte da gestão pública e estes não são avaliados pela sua religião, cor de sua pele, opções ou ideologias mas por sua qualificação e comprometimento com a gestão. A busca por capacitação e aperfeiçoamento são fatores que mostram comprometimento.” Diz Lilian

 

 Gestão Participativa

 O Servidor Luciano Vidal Barbosa falou sobre a importância das lideranças comunitárias

“Assim como o Governador do Estado se reúne com os representantes da AMLIPA que tem um representante de cada município, é importante que cada comunidade tenha sua representatividade por meio de uma liderança comunitária e estabelecer comunicação periódica por meio de reunião com estas.” diz Luciano

 

Já a prefeita Lilian Ramos comenta que este é um dos sonhos da gestão.

”É um sonho que estamos aos poucos tornando realidade, a grande dificuldade encontrada é a rivalidade de famílias tradicionais de cada região, dividindo as comunidades em grupos distintos onde o grupo A não aceita a liderança do grupo B. É muito bom que haja formas de pensar diferente e discussões sobre determinados assuntos, mas é necessário que haja um consenso quando se trata de ações nas comunidades, em várias delas já conseguimos alinhar isso. Acreditamos que colocar a liderança comunitária não como alguém que decide pela comunidade mas como um canal de comunicação entre a comunidade e a gestão, teremos ainda mais sucesso.” Comenta a Prefeita

  

A presença da prefeita nas comunidades

Rotineiramente a prefeita Lilian Ramos fala de seu desejo de estar mais presente nas comunidades, de estar perto de seu povo e conversar pessoalmente com eles em suas comunidades, porém como chefe do Executivo a agenda é cheia e entre reuniões, documentos, e demais tarefas, fica quase impossível se ausentar do gabinete, mas na medida do possível tem realizado visitas “in loco” como frequentemente noticiado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa do Município.


Dr Caio por sua vez, apresenta alternativas que viabilizem a customização da agenda da prefeita com o apoio de assessores e do secretariado. 

"Existe uma coisa que falo para muitos prefeitos há tempos que é Prefeito tem que prefeitar. Não pode ficar atrás da mesa, ele precisa de uma equipe que trate dos assuntos internos para que possa sair do gabinete e estar presentes nas comunidades". Enfatiza o palestrante

  

Expectativa de uma mais palestras e encontros

Os participantes qualificaram a palestra como “muito esclarecedora e produtiva”. Estima-se que a segunda edição ocorra no mês de dezembro com a participação de todos os vereadores, a equipe de secretários municipais, bem como assessores e demais agentes da gestão municipal.

A Prefeita Lilian Ramos anunciou o Curso de Licitação que ocorrerá nos próximos dias, onde os secretários e funcionários de departamentos envolvidos em todo o processo licitatórios terão um treinamento qualificado sobre as novas regras que envolvem este importante tema.

 

ACIG - Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

 

 

Prefeitura de Guaraqueçaba

Por nossa terra. Por nosso povo!

 

 

 

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS