Facebook
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Na imagem Secretária Vanilda Dias e Prefeita Lilian Ramos (Foto de: Elaine Laufer)


A equipe técnica da Invest Paraná iniciou uma simulação de como será a 1ª Oficina de Integração VRS Mata Atlântica, ação que faz parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).

O levantamento do VRS Mata Atlântica compilou informações em entrevistas locais e resultou no Relatório de Descobertas, que incluiu também dados secundários do IBGE para fins de complementação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019), a pupunha representa entre 40% e 70% do valor da produção agrícola dos municípios e é fonte de renda essencial para os moradores de Guaraqueçaba.

Produtor rural da comunidade Batuva, em Guaraqueçaba, Mario Soares Dias colhe atualmente cerca de 4 mil cabeças de pupunha a cada três meses.

“Nossa expectativa é que as coisas melhorem, que o produto chegue aos consumidores. Com essa proposta que estamos escutando, esperamos que isso melhore nosso preço e que a gente volte a trabalhar com mais ânimo”, diz Mario

 

A pupunha, também conhecida como palmito peruano, foi selecionada por apresentar o maior impacto em quantidade de trabalhadores e valor agregado.

“A expectativa é conseguir mostrar esse produto no mercado, valorizar o produtor regional e elencar um número maior de visibilidade da pupunha. A maioria dessa produção vem de famílias tradicionais, que vivem da agricultura familiar, ou seja, essa produção faz parte da base financeira familiar e também carrega a nossa cultura”, destaca a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos.

 

 Palavras da Secretária

“O município tem planos a serem aplicados a curto, médio e longo prazo que beneficiarão os agricultores guaraqueçabanos. Temos acordos de cooperação técnica já firmados, programas de melhoria de trafegabilidade que auxiliarão no escoamento da produção, oferta de cursos de capacitação e muitos outros projetos na área da agricultura.” Diz Vanilda Dias, responsável pela pasta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista Responsável: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

Com informações da AEN

 

 

Prefeitura de Guaraqueçaba

Por nossa terra. Por nosso povo!

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS