Facebook
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Chegou o momento de elaborar o Plano Pluri Anual (PPA) e definir como serão aplicados os recursos públicos municipais pelos próximos 4 anos.


Visando uma gestão participativa, mesmo em tempos pandemia a Prefeitura de Guaraqueçaba, traçou estratégias para que todos os munícipes tenham oportunidade de contribuir com sua opinião.

As consultas públicas acontecerão em três fases. Veja como cada uma delas será realizada e participe. Este é o momento de fazer suas reivindicações e opinar sobre o destino dos recursos para os próximos 4 anos.


Fase 1 – Consulta In Loco por meio de visitas domiciliares.

Equipes da prefeitura percorrem as comunidades preenchendo questionários e colhendo depoimentos dos munícipes. Receba os agentes e indique demais moradores para que participem. As visitas nas comunidades serão feitas uma única vez, após isso, outra forma de participar será na fase 2.


Fase 2 – Consulta por Formulário on-line 

A prefeitura disponibilizará um formulário on-line de fácil acesso, onde, o munícipe preenche o questionário e confirma seus apontamentos por meio de uma assinatura eletrônica em uma plataforma segura. É importante que os dados sejam conferidos antes da confirmação de envio do formulário pois o sistema de segurança não permitirá a validação de mais de um formulário por pessoa.


Fase 3 – Audiência pública ao vivo (live)

A prefeitura realizará uma transmissão ao vivo no dia 02 de agosto (segunda-feira), por meio do Canal da Prefeitura de Guarqueçaba no Youtube e da página oficial da Prefeitura de Guaraqueçaba no Facebook. 

Para participar o munícipe deverá se inscrever no canal e ativar as notificações. Se você desejar pode fazer isso agora mesmo CLICANDO AQUI em seguida clique em “INSCREVA-SE” e no “Sininho”. Deste modo você será avisado sempre que a prefeitura publicar um novo vídeo no canal ou iniciar uma transmissão ao vivo.

Para participar pelo Facebook o munícipe deverá acessar a página oficial da prefeitura e clicar em “CURTIR”, deste modo será notificado sempre que houver uma nova publicação ou transmissão.

 

O que é o PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, e estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento.

Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, etc.

Em Guaraqueçaba, o PPA possui um ciclo de gestão compreendendo os processos que viabilizarão o alcance dos objetivos do município. As etapas de elaboração, execução, monitoramento, avaliação e revisão constituem as peças básicas do ciclo de gestão.

Embora seja elaborado quadrienalmente,  o PPA é avaliado, revisto e monitorado anualmente, proporcionando a flexibilidade necessária ao enfrentamento de novos problemas e demandas.


Principais objetivos do PPA em Guaraqueçaba

  • Gestão participativa
  • Identificação clara dos objetivos e prioridades;
  • Identificação dos órgãos gestores dos programas e órgãos responsáveis pelas ações;
  • Organização dos propósitos da administração pública em programas;
  • Integração com o orçamento;
  • Transparência.


Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)


Prefeitura de Guaraqueçaba

Por nossa terra. Por nosso povo!

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS