Facebook
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

A Prefeitura de Guaraqueçaba está buscando um acordo de cooperação técnica junto a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a fim de que sejam instituídos correspondentes de atendimento presencial destas entidades na sede do Município, facilitando assim a vida dos guaraqueçabanos que hoje precisam se deslocar para outras cidades como  Paranaguá ou Curitiba para resolver questões junto a estas entidades.

 

O Assessor de Gabinete, sr Sérgio Maria de Freitas, fala da importância destas parcerias e a agilidade da atual gestão em resolver estas questões:

“Os ofícios já foram encaminhados, as tratativas já estão bem adiantadas e em breve receberemos em nossa cidade a visita de representantes destas instituições federais. O Correspondente do INSS é de suma importância principalmente para nossos aposentados ou beneficiários de Auxilio Doença previdenciário e BPC, para que realizem a prova de vida, assinatura de documentos e outros serviços presenciais” diz Sérgio

 

Sérgio Maria comenta ainda sobre as demais tratativas junto a SPU como a regularização de imóveis e terrenos:

“A agenda junto a SPU visa atender ainda as demandas de regularização da Unidade Básica de Saúde de Ilha das Peças e Ponta do Lança (Ilha Rasa), escola municipal de Ilha das Peças e liberação da energia elétrica nas ilhas do município”. Fala Sérgio

 

Dentre as demandas tratadas junto ao INCRA estão não somente o termo de cooperação técnica, mas também a regularização fundiária, as comunidades Quilombolas e as atualizações cadastrais. A parceria também visa aumentar a arrecadação, uma vez que as taxas pagas ao INCRA podem ser repassadas ao município.

 

A Prefeita Lilian Ramos Narloch explica que a população Guaraqueçabana precisa que os gestores saiam do campo das idéias e passem para o campo das ações efetivas.

“É desgastante para nossa população ficar dentro de um ônibus durante horas, ou enfrentar o mar, muitas vezes em dias chuvosos, para conseguir um atendimento em agências em outras cidades. Estamos buscando a cada dia melhorar a qualidade de vida de nossa população com ações efetivas. Esta iniciativa visa ainda movimentar o comércio local e promover a geração de empregos pois uma vez que os moradores de comunidades rurais e insulares vierem até a sede para resolver suas questões nestas instituições, todos ganham, desde os taxis náuticos, posto de combustível, restaurantes, mercados, entre outros. Vai ser muito bom!” diz Lilian

 

A Prefeitura de Guaraqueçaba tem contado com uma equipe dinâmica e ativa e enquanto ações estão acontecendo, outras estão sendo agendadas e mais várias sendo planejadas. Estima-se que somente nos dois primeiros anos da atual gestão Guaraqueçaba tenha um desenvolvimento aumentado exponencialmente.


Em breve, mais notícias boas.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba

Jornalista: Elaine Laufer (MTB/DRT-PR 12.367)

 

Prefeitura de Guaraqueçaba

Por nossa terra. Por nosso povo!

 

ANEXOS:

Não Possui Anexos

GALERIA DE FOTOS