Administração - Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Dia Nacional dos Povos indígenas.

19 de abril de 2024.

Dia Nacional dos Povos indígenas.

Dia Nacional dos Povos Indígenas.

Hoje dia 19 de abril comemora-se em todo o Brasil o Dia Nacional dos Povos Indígenas, e nós da prefeitura municipal de Guaraqueçaba deixamos aqui a nossa homenagem aos nossos indígenas.

No município de Guaraqueçaba habitam duas aldeias indígenas, a aldeia Kuaray Guata Porã e a aldeia Kuaray Haxa.

A importância da conscientização pelo respeito dos povos indígenas é de extrema importância para a educação e valorização da cultura ancestral brasileira.

Segundo dados do Pib Sócio Ambiental aproximadamente 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país. A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 778 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional. Atualmente encontramos no território brasileiro 266 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes.

Sobre o Dia Nacional dos Povos Indígenas.

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada no Brasil no dia 19 de abril e tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros; combater preconceitos contra os indígenas; e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários.

Essa data comemorativa foi criada, em 1943, durante a ditadura do Estado Novo. Seu surgimento se deu, em boa medida, pela pressão de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro. Ainda, a data foi criada por influência do Congresso Indigenista Interamericano que havia sido realizado no México em abril de 1940.

Essa data tem como propósito manter viva as histórias e as culturas dos quase 900 mil indígenas que existem no Brasil, de acordo com o Censo de 2010. Essa manutenção é fundamental, sobretudo por conta de todo o histórico de desrespeito em relação aos indígenas no Brasil.

Muitos indígenas e grupos que atuam em defesa desses povos apontam que o dia 19 de abril é mais uma data para reflexão e luta do que necessariamente de celebração.

Guaraqueçaba, 19 de abril de 2024.