Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia


  A Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última Quarta-feira junto com o aniversário do programa "Pré Natal o Prazer da Vida", as ações alusivas a Campanha Mundial “Agosto Dourado”, que visa sensibilizar a população sobre a importância da amamentação para a saúde das crianças. Em Guaraqueçaba, os profissionais das Unidades Básica de Saúde instituíram um calendário de ações para a sensibilização da comunidade e profissionais de saúde de Guaraqueçaba. 

  A cor dourada se refere ao fato de o leite materno, constituir padrão ouro de alimentação para crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

  No Brasil, agosto foi instituído como o mês da amamentação por meio da Lei nº 13.435 de 2017, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

  Apesar de ser o alimento mais completo, apenas 38% das crianças de até seis meses, no mundo inteiro, recebem exclusivamente o leite materno. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses, sem necessidade de sucos, chás, água e outras fontes de líquidos ou sólidos.

 “A intenção é estimular, durante o mês, ações intersetoriais de sensibilização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno reforçando o fato de que é capaz de beneficiar mãe e criança. Além disso, a prática representa uma oportunidade de formação e estabelecimento de vínculos afetivos entre mãe e bebê, refletindo no desenvolvimento emocional e social da criança” destacou a secretaria de saúde Nilza Rederd.

GALERIA DE FOTOS