Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba
conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

   Na última semana em Curitiba, o Prefeito Ariad Junior participou na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) de uma reunião na qual foi assinado um convênio e um termo de parceria com a PUC e com a Universidade Federal do Paraná. Reunião esta que resultou na criação da “Campanha Municipal de castração de animais”.

   Estavam presentes o Prefeito Ariad Junior, Celio Amálio vereador do nosso Município, Aaronso Ramathan Freitas Médico veterinário da UFPR, Ruana Renostro Delai Médica veterinária da UFPR, Marcos Vinícios estudante da PUC e Carlos Eduardo Camargo Coordenador do curso de veterinária da PUC.

   Há 4 meses a Prefeitura de Guaraqueçaba, através da Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe das Universidades PUC e UFPR realizaram estudos para concluir o projeto.

A campanha atenderá cães, gatos e cavalos, e terá início na ilha de Superagui e Ilhas ao seu entorno com o seguinte cronograma:

17/08 - Orientações Veterinárias.
Equipe da Saúde do Município junto com o pessoal da PUC e UFPR estará na comunidade dando orientações gerais veterinárias.

18/08 - Roda de conversa com a comunidade.
Nesta conversa vamos falar sobre o projeto, detalhar o cronograma, temas importantes como:
Guarda responsável, zoonoses, segurança alimentar e vários outros temas relacionados aos animais.

24 e 25/08 - Censo Populacional de animais domésticos na Barra do Superagui.
Será feito um levantamento da quantidade de animais domésticos existentes na comunidade.

21 e 22/09 - Ação Clínica Veterinária.
Mutirão de atendimentos clínicos para que os animais estejam o mais saudáveis possíveis para a campanha de castração. Serão feitos exames laboratoriais que serão gratuitos. 
Nestes atendimentos será feito os cadastros dos animais para a castração.

Segunda Quinzena de Outubro mais uma ação clínica veterinária

08 09 e 10/11 - Campanha de castração.

Durante esses meses a equipe da PUC e da Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba fará atividades educacionais e humanitárias relacionadas ao tema na Escola de Superagui, atividades em conjunto com professores e alunos.
A partir do dia 7 de Dezembro a campanha terá início na sede do Município, com palestras e roda de conversa sobre o programa de manejo e controle populacional de animais domésticos do Município de Guaraqueçaba. Mês de Janeiro se dará início as ações e avaliações clínicas.
A partir de Setembro o cronograma pode sofrer alterações.

A Prefeitura de Guaraqueçaba vem com essa campanha, atender um pedido antigo da população para o auxílio de controle do crescimento desenfreado dos animais da região e com isso, não só trazer o procedimento de castração, mas também trazer o alerta a todos sobre a importância desse controle que, se não for dado a devida atenção trará riscos a todos como doenças graves e riscos de ataques.

A castração traz muitos benefício, reduz a demarcação, as fugas, o risco de câncer, a agressividade, a superpopulação e aumenta a longevidade.

"CASTRAR É UM ATO DE AMAR”

GALERIA DE FOTOS